Os 3 maiores vilões da coluna vertebral

19 de novembro de 2015 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral

Descubra como os maus hábitos podem influenciar na saúde da sua coluna e como preveni-los

A coluna vertebral precisa sustentar o peso do corpo e ao mesmo tempo ser flexível, e por conta dessas duas funções, ela começa a sofrer degeneração a partir dos 20 anos de idade. Esse é processo natural, mas alguns maus hábitos podem adiantar o desgaste da coluna, gerando inúmeros problemas que geram dores e diminuem a qualidade de vida das pessoas.

Mas quais são esses hábitos e por que eles são os principais vilões da coluna? Confira.

vertebrata - lombalgia

Sedentarismo

A correria do dia a dia muitas vezes serve como desculpa para não fazer exercícios físicos, e se esse é o seu caso, é melhor programar melhor o seu tempo e começar a cuidar da sua saúde. Isso porque o sedentarismo, além de outros malefícios, propicia o aparecimento de problemas na coluna vertebral, como hérnias de disco e desvios posturais, uma vez que os músculos que as sustentam não são fortalecidos.

Praticar caminhada, corrida, natação, dança, balé e musculação são algumas das opções para quem quer ter uma vida mais saudável e diminuir as chances de sofrer com as dores de coluna.

Má postura

A má postura é outra vilã dos problemas de coluna a médio e longo prazo, e merece especial atenção. O cérebro adapta-se a posturas incorretas por um longo período de tempo, e os efeitos podem não ser imediatos e se apresentarem mais tarde, com o avançar da idade.

A má postura acarreta na sobrecarga da cervical, lombar e região dorsal, o que predispõe processos inflamatórios e desgaste nas articulações e discos da coluna.

A correção postural ao longo do tempo é difícil, por isso as crianças devem ser observadas e orientadas desde cedo sobre a forma correta ao sentar durante as aulas na escola, ou em casa, na frente do computador, por exemplo.

Rotina estressante

O stress é uma condição quase unânime na vida moderna, mas se experimentados em níveis altos e constantemente, pode desencadear dores na coluna. O estado de alerta do nosso corpo em situações de estresse nos prepara para fuga, e para isso liberamos substâncias que reduzem a circulação sanguínea. Isso ocasiona dores articulares, na coluna e nos músculos e 25% dos casos são relacionados apenas à rotina estressante.

A alimentação saudável, a prática de exercícios e o acompanhamento psicológico são algumas das formas de diminuir e controlar os efeitos do estresse.

Esses hábitos têm interferência direta na saúde da sua coluna, e evitá-los é uma boa forma de prevenção. Se você já sofre com as consequências deles, procure um acompanhamento médico para que seja feito um diagnóstico e a estratégia de tratamento seja traçada.  

 


Leia também

  • Dor de cabeça x Má posturaDor de cabeça x Má postura Você sofre com constantes dores de cabeça, já tomou diversos analgésicos e nada resolveu? Saiba que a causa pode estar na sua coluna! É a chamada cefaleia tensional. Esse tipo de dor de […]
  • A altura do travesseiro pode interferir na coluna?A altura do travesseiro pode interferir na coluna? Entenda que tudo o que você faz tem impacto diretamente na coluna, desde... Então sim! A altura do travesseiro pode interferir na coluna
  • Como melhorar a saúde da sua coluna?Como melhorar a saúde da sua coluna? Você já teve alguma dor nas costas leve por vários meses? E um dia, depois de várias horas sentado no escritório, de repente, uma forte pontada na região lombar o deixou incapaz de […]
  • Estou acordando com dores nas costas. O que isso significa?Estou acordando com dores nas costas. O que isso significa? Você sente uma forte dor lombar toda vez que levanta pela manhã? A sua dor nas costas o impede de dormir bem? Uma das sensações mais desagradáveis é aquela dor nas costas matinal que pode […]
  • Escoliose durante a gestação: quais os cuidados?Escoliose durante a gestação: quais os cuidados? A escoliose é um distúrbio que causa uma curva anormal da coluna vertebral, o que faz com que ela se incline para um lado. Essa curvatura pode estar em qualquer parte da coluna, embora […]
  • O estresse é um inimigo da coluna cervicalO estresse é um inimigo da coluna cervical A dor cervical é uma conhecida de muita gente. Tanto que, estudos indicam, 70% da população sofre, ou sofrerá, de dores no pescoço em algum momento da vida. A incidência do problema pode […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *