Artrite reumatoide afeta as articulações e pode causar dores na coluna

17 de agosto de 2016 | 1 comentário | Categoria(s): Artrites

Artrite reumatóide atinge normalmente mãos e pés mas também pode causar doenças nas colunas vertebral, lombar e cervical

diferenças entre artrose e artriteA artrite reumatoide é uma doença auto-imune que afeta múltiplas articulações num padrão simétrico (nos dois lados do corpo), incluindo habitualmente as das mãos e pés, originando inchaço, dor e muitas vezes levando à destruição definitiva do interior da articulação causando deformidades articulares, especialmente em mãos e dedos, podendo envolver ainda outros tecidos ou órgãos.

O sistema imunológico é uma espécie de um sistema de segurança do corpo que defende os órgãos de agentes patogênicos que entram no corpo. Doenças auto-imunes ocorrem quando esse sistema de segurança ataca erroneamente os tecidos do corpo.

Sintomas da artrite reumatoide

Quando a artrite reumatoide irrompe, os sintomas podem incluir fadiga, dores musculares e articulares, e rigidez, principalmente pela manhã e após períodos de inatividade. As articulações, geralmente das mãos, punhos e pés, muitas vezes ficam vermelhas, inchadas, dolorosas e sensíveis.

É comum a artrite reumatoide causar inflamação em diferentes articulações nos dois lados do corpo.

A inflamação crônica pode prejudicar os tecidos do corpo, como cartilagens e ossos, levando à erosão e fraqueza dos ossos e dos músculos e à deformação e destruição da articulação.

Sintomas e causas artrite reumatoide na coluna

Fatores de risco da artrite reumatoide

Diversos fatores podem aumentar o risco de desenvolver a doença, principalmente no que diz respeito ao estilo de vida e a condições preexistentes, como tabagismo, obesidade e diabetes.

Artrite pode atingir as colunas vertebral, lombar e cervical

Estudos indicam que qualquer paciente que sofre de artrite reumatóide, durante dez ou mais anos, tem 50% a mais de chance de desenvolver doenças na coluna.

A artrite espinhal é a avaria mecânica da cartilagem entre as facetas articulares intervertebrais na porção posterior da coluna e uma das causas mais comuns da dor nas costas. As facetas articulares inflamadas causam degeneração articular progressiva. A mobilidade e a flexibilidade da coluna diminuem proporcionalmente ao progresso da dor nas costas.

Com o tempo, esporões (crescimentos anormais de tecido ósseo, também chamados osteófitos) costumam se formar nas facetas articulares e até em volta da vértebra espinhal. Esses esporões são uma reação à instabilidade articular e é uma tentativa da natureza de auxiliar a articulação a voltar ao normal.

artrite reumatoide na coluna

Fatores de risco e causas da artrite na coluna

Atletas e pessoas cujo trabalho seja pesado ou requer movimentos repetitivos, são os que estão em maior risco.

Outros fatores de risco conhecidos podem causar artrite na coluna:

  • Envelhecimento: o envelhecimento constante e avançado das estruturas espinhais, que se inicia aos 30 anos, geralmente com relação ao trabalho
  • Gênero: é mais comum nas mulheres na pós-menopausa (apesar de que abaixo de 45 anos seja mais comum em homens)
  • Peso excessivo: provoca mais tensão nas articulações que suportam o peso e a coluna, especialmente durante a meia-idade
  • Genética: ter histórico familiar de osteoartrite ou defeitos congênitos das articulações, coluna ou anormalidades nas pernas
  • Doenças associadas: a presença de outras doenças associadas, infecções, diabetes e várias outras formas de artrite circulantes, como artrite reumatoide ou gota

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *