Uma boa postura ajuda a ser mais produtivo no trabalho

2 de julho de 2015 | sem comentário | Categoria(s): dor na coluna, dor no corpo, dores nas costas

Uma postura corporal incorreta tem muitas implicações na nossa saúde. Além de afetar o sistema do músculo esquelético, causando dores nas costas, influencia também nas atividades mentais, diminuindo o desempenho e a motivação no trabalho.

postura no trabalho

Nos tempos atuais, as pessoas têm dedicado muito tempo ao computador, seja no trabalho ou em casa, ou então, com uma postura mais relaxada, se jogam no sofá para asssistir TV. A má postura causada por esse tipo de comportamento acaba fazendo com que muitas pessoas sofram de dores nas costas.

A má postura no trabalho pode causar lesão na coluna

Uma postura corporal incorreta tem muitas implicações na nossa saúde, afetando principalmente a aparência física e o sistema músculo esquelético, pois o que segura toda essa estrutura na posição correta são os músculos. Portanto, se alguns músculos estiverem fracos ou encurtados, isso poderá acarretar em um desvio postural e levar a uma lesão na coluna.

Postura incorreta diminui o desempenho nas atividades profissionais

Segundo pesquisa da NCBI, ficar mais de nove horas sentado por dia é um tempo prejudicial à saúde e pode causar dores na coluna e consequentemente em outras partes do corpo.

A má postura corporal também influencia a atividade mental, diminuindo o desempenho e a motivação no trabalho. Sendo assim, manter uma postura em linha reta, seja sentado ou em pé, compensa a perda de energia e os sentimentos negativos provenientes da má postura, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Biofeedback

Qual é a solução?
Mas se você precisa ficar sentado durante horas no trabalho, a solução para melhorar a produtividade sem prejudicar a saúde é fazer pequenos alongamentos e ajustes na postura ao longo do dia, ajudando a prevenir as dores nas costas.

A boa postura ajuda também a otimizar a sua respiração.

A má postura inibe o fluxo de ar principal. Sentar-se em linha reta pode aumentar o consumo de oxigênio em torno de 30%, de acordo com a revista
Real Simple.

exercicios de alongamento

Dicas para manter uma boa postura no trabalho:

Comece seu dia bem – levante da cama com cuidado, de lado e apoiando as mãos na cama para não forçar a coluna. Fazer alongamentos e exercícios antes do trabalho ajuda a encarar o dia com mais disposição.
Movimente-se – no trabalho procure usar mais as escadas em vez do elevador. Se o seu local de trabalho fica em um andar muito alto, vá de elevador até alguns andares abaixo e depois siga pela escada.

Alongue-se – Faça pausas freqüentes, procure levantar da cadeira, alongue os braços, pescoço e mãos para aliviar as tensões.

Não cruze as pernas: mantenha-as ligeiramente afastadas, com os pés apoiados no chão. É importante que a altura da cadeira seja a mesma distância entre o joelho e o chão.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *