Causas e sintomas de artrose da coluna

1 de junho de 2015 | 1 comentário | Categoria(s): coluna vertebral, dor na coluna, dores nas costas, Exercícios para coluna

Movimentos repetitivos, má postura, fraturas e danos à cartilagem são as causas que podem desenvolver a artrose da coluna ao longo dos anos.

Artrose na coluna artrose sintomas
A artrose atinge 15 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Além disso, é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano vivido, de acordo Organização Mundial de Saúde (OMS).

Conforme vamos envelhecendo, podemos desenvolver dores nas costas e maior dificuldade de movimentação, assim como rigidez nas articulações, devido ao desgaste dos discos entre as vértebras. Esses são alguns dos sintomas que podem diagnosticar a artrose na coluna.

Em graus variados de intensidade e em diferentes partes da coluna lombar, cervical ou dorsal, a artrose afeta a maioria da população.

Atletas, pessoas que extrapolam nos exercícios físicos, que passam muito tempo no computador ou videogame, idosos ou trabalhadores que forçam constantemente as articulações estão mais sujeitos a desenvolver a doença, que afeta os nervos da coluna e causa desgaste dos discos vertebrais.

Sintomas e causas da artrose da coluna

A dor nas costas é o sintoma mais frequente, mas devido à compressão dos discos nas articulações da coluna, as dores podem aparecer também no quadril, pernas, pescoço, assim como, inchaços e dores ao fazer exercícios físicos.

Movimentos repetitivos, excesso de exercícios físicos, traumatismo e genética são algumas das causas que podem gerar o desgaste natural das articulações da coluna devido à idade.

clínica vertebrata - artrose na colunaDiagnóstico e tratamento da artrose na coluna

Dores nas costas não devem ser ignoradas. É preciso procurar um especialista para fazer o diagnóstico, que será feito com base nos sintomas que o indivíduo apresenta, podendo ser encaminhado para a realização de exames como a radiografia da coluna ou ressonância magnética.

Os métodos essenciais para tratar a artrose na coluna são através de exercícios físicos focados no fortalecimento dos músculos e na postura para manter o bom funcionamento das cartilagens. Uma atividade física que ajuda muito no tratamento da artrose da coluna é a natação, por exemplo.

Se você tem dores recorrentes nas costas, procure um médico especializado e faça um diagnóstico da coluna.

E em caso de dores crônicas inicie imediatamente o tratamento para evitar a necessidade de cirurgia de artrose na coluna.


Leia também


Deixe um comentário

1 Comentário em "Causas e sintomas de artrose da coluna"

Notify of
avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Gisele dos Santos Santana
Visitante
Olá, eu passei por uma cirurgia de artrodese na cervical por causa de hérnia de disco em C5 e C6 e 3 meses depois precisei passar por outra cirurgia por soltura de metal. Tenho artrose na cervical e bico de papagaio e agora por ultimo fiz ressonância magnética da cervical aonde apareceu um abaulamento na C7 e desidratação de C2 a C7 e retificao nas vértebras. Tenho protusao discal na coluna dorsal. Tenho protusao dical na lombar e desgastes nas vértebras também. Tenho sofrido com muita dor. Minha ressonância da lombar deu protusao discal e também deu hipersinal intraespinhoso com… Read more »
wpDiscuz