Cirurgia minimamente invasiva pode ser a solução para tratamento definitivo de dores nas costas

22 de julho de 2014 | 3 comentários | Categoria(s): coluna cervical, coluna lombar, dor na coluna, dores nas costas, tratamento dor nas costas

Resultado de avanço na tecnologia, a cirurgia minimamente invasiva, em especial a discectomia percutânea, pode ser a solução para o tratamento de dor nas costas.

Em algum momento de sua vida você já sentiu dores nas costas. E, se não, possivelmente vai sentir. Isso porque 90% da população, em determinada fase da vida adulta, apresentam problemas nas costas. A situação, é claro, tira a paz e a tranquilidade de qualquer um, transformando as atividades rotineiras em verdadeiros pesadelos: são noites sem dormir, baixa produtividade no trabalho, dificuldade para praticar esportes.

tratamento dor nas costasCausas da dor nas costas

A dor nas costas pode ser causada por diversos fatores, como mudança da rotina, troca de colchão, atividades físicas, má postura. Muitas vezes descontinuar o problema que provoca o mal estar já soluciona o problema, como por exemplo trocar o colchão ou adotar posturas corretas. Em outros casos, a dor nas costas ou lombalgia, como é cientificamente chamada, pode ser causada por fatores biológicos, como doenças degenerativas, traumas ou ainda estarem associadas à presença de hérnia de disco.

Felizmente, a maioria dos casos pode ser resolvida com repouso, medicamentos e fisioterapia. Mas se você faz parte dos 10% restantes – portadores de lombalgia crônica ou pessoas que precisam se submeter à cirurgia – não se preocupe. A cirurgia minimamente invasiva chega como alívio e solução para o seu caso.

O que é cirurgia minimamente invasiva?

Como o próprio nome diz, é um tipo de cirurgia cujo procedimento oferece o mínimo de agressão ao organismo. Graças a recursos tecnológicos avançados, a cirurgia minimamente invasiva é realizada por meio de pequenas incisões, necessitando pouquíssimos cortes. Trata-se de intervenções modernas, indicadas para quase todas as partes do corpo humano, em especial as mais sensíveis. No caso das costas, ou região cervical, a mais indicada é a discectomia percutânea.

Quando a cirurgia minimamente invasiva é indicada?

• Doença degenerativa do disco

• Hérnia de disco

• Protrusão discal sintomática e ciática

Cirurgia minimamente invasiva para tratamento dor nas costas

Além de diminuir a dor nas costas a cirurgia minimamente invasiva tem outros benefícios

Como o trauma de pele e músculos é reduzido, o paciente vai sentir menos dor no período pós-operatório, podendo rapidamente se levantar da cama e caminhar poucas horas depois da cirurgia.

A mobilização precoce facilita o retorno do funcionamento intestinal normal, previne a trombose venosa nos membros inferiores e favorece a recuperação mais rápida.

• Tempo de recuperação acelerada
• Pode ser realizada com anestesia local
• Sem perda sanguínea
• Dor pós-operatória praticamente inexistente
• Baixo risco de infecção
• Maior mobilidade pós-operatória
• Cicatrizes minimizadas (em caso de discectomia percutânea menor que meio centímetro).

Devido à reduzida exposição dos tecidos, manobras mais delicadas e menor tempo de permanência hospitalar, o índice de infecção é praticamente nulo. E o paciente pode retornar rapidamente às atividades normais diárias.

Como funciona esse tipo de cirurgia na prática?

O nome cientifico, discectomia percutânea pode soar um pouco complicado, mas a técnica é rápida e seus resultados são de extremo sucesso. A discectomia automatizada é feita com anestesia local, o paciente fica acordado ou com sedação leve, deitado de costas para cima. Após o procedimento, o paciente tem as atividades restringidas apenas nas primeiras 24 horas e pode voltar às atividades cotidianas a partir do segundo dia e ao trabalho, desde que não exija esforço físico, em 48 a 72 horas após a cirurgia.

É importante lembrar que a discectomia percutânea não é indicada para todos os tipos de doenças da coluna, mesmo aquelas com sugestão de cirurgia. Sempre que tiver dúvidas, consulte sempre seu médico.

 

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • Quem tem dor nas costas pode fazer exercícios físicos?Quem tem dor nas costas pode fazer exercícios físicos? Com acompanhamento médico adequado, exercícios físicos podem ser realizados e até aliviam sintomas das dores nas costas Os dados são alarmantes: a cada dez pessoas, oito terão dor nas […]
  • 8 dicas para evitar dores nas costas8 dicas para evitar dores nas costas Preste muita atenção nas dicas que separamos para você e evite dores nas costas.Mesmo quem não sofre com dores nas costas experimenta algumas vezes dores no corpo, principalmente na […]
  • Sete sinais de alerta para dores nas costasSete sinais de alerta para dores nas costas Você já pensou em viver sem dor nas costas? Sentir dor não é normal embora várias pessoas tenham se acostumado a isso, a dor é uma resposta do corpo de que  há alguma coisa errado. Além […]
  • Como Bebidas alcoólicas prejudicam a coluna?Como Bebidas alcoólicas prejudicam a coluna?  Milhões de pessoas em todo o mundo consomem bebidas alcoólicas, muitas vezes como forma de relaxar, comemorar e até socializar. No entanto, o consumo excessivo de álcool pode […]
  • Será que a academia está me prejudicando?Será que a academia está me prejudicando? A academia é um ambiente muito comum para aqueles que buscam cuidar da saúde, melhorar a aparência e manter um estilo de vida ativo. Porém, muitas pessoas acabam ignorando os riscos […]
  • Quais são as principais dores relatadas pela maioria das pessoas?Quais são as principais dores relatadas pela maioria das pessoas? Quais são as principais dores relatadas pela maioria das pessoas? É provável que você já tenha passado por algum episódio de dores nas costas, se não passou conhece alguém que já […]

3 Comentários

    Daniel says:

    Fiz esse procedimento já tem uma semana. Meu médico não recomendou fazer atividade física. Não posso mesmo fazer academia?

    marcos antonio trinidad says:

    boa tarde gostaria de saber o valor de uma cirurgia desta em que a cartilagem encosta no nervo ciatico e estou assim ja a quase dois anos sem jogar bola andar be byke eskate o unico remedio que me alivia e o alginac mas vou tomar ele ate quando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *