O que é mais importante para aliviar a dor nas costas? Repouso ou exercício físico?

3 de agosto de 2016 | sem comentário | Categoria(s): dores nas costas

O repouso é, normalmente, a orientação inicial para aliviar as dores nas costas nos tratamentos de  quadros clínicos de diferentes tipos de traumas.

Problemas de dor na coluna normalmente têm um histórico semelhante que envolve atividades físicas e sobrecarga da coluna ao longo da vida. Excluindo casos de doenças da coluna decorrentes do envelhecimento natural do ser humano, na maioria das vezes, a causa principal tem origem na má postura.

O primeiro passo é entender a origem do problema para definir como será o tratamento da dor nas costas.

Em casos menos graves o diagnóstico indica que repouso, calor local e, eventualmente, o uso de analgésicos e antiinflamatórios provocam melhora dos sintomas e aliviam as dores nas costas em dois ou três dias.

O repouso no leito é inevitável, especialmente se a dor for forte ocorre quando o paciente está de pé ou sentado. Para aliviar a tensão e a dor nas costas, coloque travesseiros sob a cabeça e entre os joelhos quando estiver deitado de lado, sob os joelhos quando estiver deitado de costas ou sob os quadris quando estiver deitado de bruços. Essas posições diminuem a pressão sobre as costas quando se está sentado ou de pé, especialmente sobre os discos, ligamentos e músculos.

O repouso prolongado costumava ser a base do tratamento para a dor lombar, mas isso mudou. Pesquisas científicas provaram que muito repouso é mais prejudicial que benéfico. O paciente deve fazer repouso intercalado com movimentos leves e fisioterapia.

Embora a posição deitada minimize a tensão e alivia a dor nas costas, principalmente na coluna lombar, o repouso prolongado pode causar outros problemas:

  • A musculatura perde o condicionamento e o tônus.
  • Podem surgir problemas gastrointestinais, como constipação.
  • Coágulos sanguíneos podem se desenvolver nas veias da pelve e das pernas, elevando o risco de embolia pulmonar (um grave distúrbio em que um coágulo sanguíneo, geralmente deslocado de uma veia da pelve ou da perna, obstrui uma artéria pulmonar).
  • Pode ocorrer depressão e uma crescente sensação de fraqueza e indisposição – um fenômeno comum em pessoas confinadas ao repouso no leito.

Sendo assim, é melhor restringir o repouso no leito durante o dia a poucas horas de cada vez, por não mais que dois ou três dias. É muito melhor ocupar-se de uma quantidade limitada de atividade física do que ficar deitado. Portanto, a dica é levantar-se regularmente e caminhar um pouco, o quanto puder.

Pesquisas demonstram que um retorno precoce ao trabalho, com certas restrições ou tarefas leves, se necessário, é preferível do que ficar em casa sem trabalhar por um período prolongado.

como aliviar dor nas costas

Para aliviar a dor nas costas levante-se e mantenha-se em movimento

Quanto mais cedo o convalescente puder se levantar e movimentar-se, mais rápida será a recuperação. Uma terapia de exercícios físicos pode ajudar no processo de recuperação durante um episódio agudo de dor nas costas, prevenir a repetição das crises e melhorar as funções cotidianas mesmo na presença de dor crônica nas costas.

O desenvolvimento de um programa de exercícios sob supervisão especializada possibilitará o desenvolvimento de músculos fortes e flexíveis menos propensos a lesões. Qualquer programa de exercícios deve ser personalizado para satisfazer necessidades individuais e começar gradativamente após duas semanas do início dos sintomas ou quando ocorrer uma melhora razoável.

Mas isso é assunto para o próximo post sobre como tratar da coluna com exercícios físicos e fortalecimento muscular. 

 


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