Como cuidar da sua coluna nas tarefas do dia a dia

21 de julho de 2016 | sem comentário | Categoria(s): dor na coluna, dor no corpo

Manter a postura correta no dia a dia é fundamental para minimizar a sobrecarga e afastar as dores na coluna

Sabe aquele incômodo que chega devagar, mas vai ganhando força e quando você vê, já está com a movimentação limitada pelas dores na coluna?

Pois saiba que a maior parte surge em decorrência de vícios posturais no dia a dia.E aqui entram todos os tipos de tarefas simples da rotina, como abaixar para pegar algo que tenha caído no chão, carregar peso em bolsas e mochilas, sentar para ver televisão, no trabalho e até na hora de dormir.

Se você se identificou com essas situações, fique alerta à saúde da sua coluna.

Somente cuidando da postura já é possível evitar uma série de problemas, que vão desde simples lombalgias a quadros mais graves, como os de hérnia de disco. No post de hoje, nós vamos falar sobre os principais erros cometidos no dia a dia e que causam as dores na coluna e também como corrigi-los antes que isso diminua a sua qualidade de vida. Vamos lá?

Cuide da coluna ao limpar a casa

Varrer, lavar louça e passar peças de roupa são tarefas do dia a dia que exigem uma repetição de movimentos, o que pode ocasionar dores na coluna. Para varrer, por exemplo, algumas pequenas atitudes ajudam a preservar a sua saúde, como, por exemplo, não deixar as mãos próximas demais, pois isso sobrecarrega a região lombar. Você deve ter uma vassoura compatível com a sua altura, e segurá-la com uma das mãos na linha da cintura, e outra na extremidade superior do cabo.

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Ao lavar a louça, não incline o seu tronco em direção à pia, pois isso prejudica os discos da sua coluna. Mantenha seus cotovelos na altura da pia e caso ela seja alta demais, use um banquinho como apoio para um dos pés, transferindo a sobrecarga da coluna para uma das pernas. As mesmas dicas de postura também valem na hora de passar roupa. A altura da tabua deve contribuir para que você não tenha que se curvar para alcançá-la.

Flexione as pernas ao se abaixar para pegar algo

O movimento de inclinação que normalmente fazemos para pegar um objeto do chão é um dos que mais causam prejuízos à coluna. E fazemos isso a todo momento. Seja na hora de arrumar a casa ou mesmo juntar um objeto que tenha caído, seja ele leve ou pesado, faça de maneira correta, respeitando a sua coluna. Jamais se incline mantendo as pernas esticadas. O movimento correto é flexionar as pernas para abaixar-se sem comprometer a coluna.

Mantenha a postura também quando estiver sentado

Nunca passamos tanto tempo sentados: no computador trabalhando, no carro dirigindo ou em casa, no sofá. O fato é que é preciso tomar cuidados com a sua postura em todas essas situações para evitar que a sua coluna sofra com o passar do tempo.

Os jovens são os mais atingidos pela má postura na hora de sentar para estudar, ver televisão ou ficar no computador. Quanto mais cedo forem educados nesse sentido, melhor para formar uma consciência corporal.

No trabalho, principalmente para quem fica muito tempo sentado no computador, a tela deve ficar na altura do olhar, de forma que não seja necessário baixar ou levantar a cabeça para visualizá-la. A coluna deve ficar sempre reta na cadeira, e os joelhos flexíveis para reduzir os impactos na coluna. Os cotovelos também devem ficar na altura da mesa, e os pés apoiados no chão. Se precisar, use um suporte para os pés.

Uso excessivo de celular com postura incorreta

Com o avanço da tecnologia, os smartphones modernos permitem não apenas falar ao telefone como, também, cponsumir todo tipo de conteúdo (notícias, vídeos) navegar pela internet e redes sociais, além de se divertir com jogos disponíveis, dentre outras funções.

O problema é que por causa disso as pessoas têm passado muito tempo com a cabeça inclinada. Além da má postura, o movimento afeta a coluna. Para reduzir os efeitos provocados pelo uso constante dos smartphones, a boa postura é essencial. O mais indicado é que, ao mexer no celular, a pessoa se posicione de forma correta. Para isso, o ideal é que os aparelhos de celular fiquem na altura dos olhos, sendo que um braço deve estar cruzado dando o devido aporte para o outro braço. Isso evita a sobrecarga da musculatura cervical

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Corrigir a postura e os movimentos em qualquer situação do cotidiano é o primeiro passo para não sobrecarregar a coluna causando problemas que tanto afligem a população. Por isso, preste atenção e tome cuidado nas tarefas do dia a dia para não sofrer com esses males.


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