Como evitar dores nas costas e problemas ainda piores ao dirigir

19 de outubro de 2016 | sem comentário | Categoria(s): doenças da coluna, dores nas costas, Escoliose, lombalgia

A má postura e a falta de movimentação nos músculos e articulações ao dirigir devem ser corrigidos para evitar dores na coluna

Seja a trabalho ou a passeio, dirigir por tempo superior a uma hora e meia pode ser prejudicial à coluna. Dores nos joelhos, pescoço, ombros, pernas e costas são os principais sinais de alerta da sobrecarga causada pelo tempo excessivo e e pela postura inadequada enquanto dirige.

Na maioria das vezes, as dores iniciam enquanto o motorista espera no veículo durante filas de congestionamentos e semáforos, em que tende a curvar a coluna e projetar o pescoço e os ombros para frente. Esse movimento causa ainda, desconforto na lombar, dores na cervical e no trapézio. A pressa é outro fator que pode influenciar, já que para evitar paradas o motorista dirige por longas horas sem exercitar o corpo, ficando na mesma posição.

Sintomas advindos da postura errada ao dirigir podem resultar em doenças mais sérias na coluna

Se dirigir por muito tempo já é prejudicial à coluna, a postura errada pode causar problemas ainda maiores. Outros erros que não damos atenção na hora de dirigir também sobrecarregam a coluna resultando em dores e até complicações mais graves. O encosto do banco longe da direção e o assento distante dos pedais podem causar problemas mais sérios na coluna como a Escoliose (desvio da coluna vertebral) e Lombalgia (dores na coluna lombar). Também os frequentes movimentos do pescoço e torções na cervical por causa da posição errada dos espelhos podem resultar em Cervicalgia (dor localizada na parte posterior do pescoço e/ou na nuca).

Confira algumas dicas que sugerimos para você corrigir a postura e prevenir as dores na coluna enquanto dirige.

  • Assento: apoie bem a coluna lombar no banco do carro. Para evitar lesões nos músculos do pescoço e das articulações da coluna, o ideal é inclinar o banco a 100 ou 110 graus, de modo que a cabeça fique bem apoiada e confortável.
  • Encosto da cabeça: deve ser ajustado na mesma altura da cabeça. Para isso, posicione o topo do encontro na linha dos olhos. Essa atitude impedirá que a cabeça se mova para frente e para trás, além de proteger o pescoço de lesões caso aconteça alguma colisão traseira.
  • Cotovelos: deixe o encosto a uma distância do volante que permita a flexão dos cotovelos, assim você terá liberdade nos movimentos.
  • Joelhos e pés: mantenha-os alinhados com a altura dos quadris ou um pouco acima. Deixe uma distância dos pedais para que os pés os alcancem confortavelmente, sem flexionar muito os joelhos.

Além da postura correta ao dirigir, lembre de fazer alongamentos e repousos

  • A cada uma hora e meia, realize paradas durante o trajeto, para repousos e alongamentos.
  • Fique em pé por pelo menos cinco. Isso ajuda aliviar a sobrecarga na coluna;
  • Ainda em pé, ao lado do carro, mantenha os joelhos retos, pernas esticadas, e levemente curve o corpo com os dedos em direção aos pés. Mantenha a posição por 20 segundos;
  • Estique-se e, flexione as pernas, para descontrair a musculatura;
  •  Com os cotovelos esticados, tente tocar as mãos por trás do tronco;
  • Inclinando-se lateralmente (para ambos os lados). O exercício alonga os músculos respiratórios, os intercostais e prepara a coluna para a sobrecarga que o peso do corpo impõe quando a pessoa senta para dirigir.

Não esqueça: a postura errada é uma das principais causas de dores e doenças na coluna. Por isso, na hora de dirigir tome todos cuidados necessários para evitar problemas piores.

Gostou das nossas dicas? Quer saber mais sobre atitudes do dia a dia que estão relacionadas às dores nas costas? Acompanhe nosso blog.

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