Como tratar as dores no nervo ciático

27 de Março de 2015 | 1 comentário | Categoria(s): dor ciática, tratamentos

A dor no nervo ciático é um sintoma de outro problema médico.

O nervo ciático é considerado o maior do corpo humano: estende-se desde a face posterior do quadril, descendo por trás da coxa e dos joelhos até alcançar o dedo maior do pé, ou seja, vai desde a coluna lombar até os pés. É ele quem possibilita o movimento dos músculos das pernas, permitindo as articulações dos membros inferiores, além de ser responsável pelas sensações.

Dor ciática dor no nervo ciatico - Vertebrata

Como surge a dor ciática?

A dor é causada por algum tipo de inflamação ou dano ao nervo ciático, que pode ocorrer pela pressão da coluna sobre o nervo. Geralmente, os anéis que circundam os discos se rompem com o aumento de pressão, intensificando as dores nas costas. Com o rompimento do anel, o núcleo escapa para o interior do canal e comprime o nervo, caracterizando a dor.

Sintomas da dor no nervo ciático

Os sintomas que cada pessoa irá apresentar podem ser bem diferentes, mas geralmente a dor ocorre com maior frequência de um só lado. Como é o caso de dores agudas em, apenas, uma parte da perna ou quadril e dormência em outras partes. Nesse caso, o lado afetado pode parecer mais fraco que o outro. Os sintomas mais comuns da dor ciática são: perda da sensibilidade ou redução dos reflexos da região atingida; diminuição da força muscular; formigamento ou sensação de queimação; dores irradiando da coluna lombar para a região posterior da coxa ou da perna; aumento de dores depois de ficar em pé ou sentar, ao tossir, espirrar ou rir; intensificação da dor com movimentos de elevação dos membros inferiores, etc.

Tratamento não cirúrgico para nervo ciático

A dor no nervo ciático geralmente responde bem a formas não operativas de tratamento e dificilmente há indicação cirúrgica como primeira forma de tratamento. Tempo, medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINES), uso em curto prazo de medicamentos narcóticos para dor aguda, injeções lombares e fisioterapia são benéficos. Embora seja recomendado repouso na cama por um prazo curto durante a fase aguda, é bom realizar alguma atividade. Nesse contexto, “atividade” é definida como permanecer em pé por períodos que não causem dor muito forte. A prescrição de exercícios poderá incluir alongamento, caminhada e exercícios aeróbicos.

 

Leia em nosso blog muito mais informações sobre dor no Nervo Ciático, sintomas, causas e tratamentos.

Para mais informações ou marcar uma consulta, entre em contato com a Clínica Vertebrata, em Porto Alegre.

 


Leia também


Deixe um comentário

1 Comentário em "Como tratar as dores no nervo ciático"

avatar
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Edilson Pereira
Visitante

Sou atreta professor de Kung fu fasso alongamento diariamente corro ando de bicicleta ao por baixo de um obstáculo aparece a dor ciático com amortecimento na coxa direita e dor queimada qual a orientação