Cuidados para prevenir a Osteoporose

23 de abril de 2014 | sem comentário | Categoria(s): Osteoporose

Mesmo sendo uma doença mais comum em mulheres, todas as pessoas podem fortalecer os seus ossos ao longo da vida e reduzir os riscos da Osteoporose.

Apesar de ser conhecida como uma doença da terceira idade e ser herdada geneticamente, a prevenção da Osteoporose para evitar a perda da massa óssea deve começar na infância.

A formação da massa óssea começa na infância e vai até o início da vida adulta. A densidade ósse atinge seu ápice por volta dos 25 anos. Já a perda de massa óssea começa após os 40 anos.

Para minimizar os impactos e até mesmo evitar a Osteoporose, a melhor dica é levar uma vida mais ativa e saudável. A prática regular de exercícios e a alimentação equilibrada são os melhores aliados no combate à doença.

Cuidados para manter os ossos saudáveis e evitar a Osteoporose:

· Fazer refeições ricas em cálcio e vitamina D.
· Manter uma rotina de atividades físicas.
· Não beber em excesso e não fumar.
· Evitar o consumo de sal e cafeína em excesso.
· Tomar sol.

Na infância e adolescência, a alimentação é o fator chave para a construção da massa óssea, reduzindo o risco de desenvolver a osteoporose na fase adulta.

Uma dieta rica em cálcio e vitamina D é uma forte parceira à prevenção e tratamento contra osteoporose. O cálcio e a vitamina D ajudam a manter os ossos fortes, principalmente antes dos 30 anos, momento em que o corpo cria uma reserva de cálcio nos ossos.

Confira alguns alimentos que são boas fontes de cálcio e ajudam a prevenir a Osteoporose:

· Leite, iogurte, coalhada, ricota, queijos em geral
· Sardinha, bacalhau e peixe
· Rúcula, salsa, couve, manjericão, brócolis, espinafre, agrião, sementes de gergelim e linhaça
· Ameixa preta, damasco, figo, laranja, morango
· Amêndoas, gelatina, chocolate, sucos de frutas, cereais e pães


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