Depressão e Fibromialgia o que essas doenças tem em comum?

26 de setembro de 2013 | sem comentário | Categoria(s): dor no corpo

Muitas vezes algumas doenças podem ser a causa de outras. Entenda como a depressão e a fibromialgia se relacionam.

Nosso corpo e nossa mente devem estar em harmonia constante para que tudo ao redor flua de maneira normal e sadia. Quando apresentamos disfunções em uma das partes deve-se prestar atenção, principalmente quando as duas estão envolvidas em conflito. Sabe-se que a depressão tem sua principal característica no quis respeito a transtornos emocionais, ruminação de pensamentos, insônia ou até mesmo sono demais, irregularidade no apetite entre vários outros sintomas causado por esta doença.

Por sua vez, Fibromialgia são pontos do nosso corpo no qual sentimos mal-estar, dores difusas, uma tensão o que influencia o nosso humor, disposição intensa para o trabalho ultrapassando os limites das eficácias e muitas vezes até a própria depressão. Não é a toa que em alguns dos tratamentos para Fibromialgia são receitados antidepressivos.

Depressão é uma doença séria e deve ser tratada, esta combinação não pode ser levada a diante, o corpo reclama e a cabeça padece.

O que a depressão e a fibromialgia têm em comum?

As pessoas que sofrem de fibromialgia geralmente podem apresentar sintomas relacionados à depressão, por tanto a ligação entre as duas.

As dores (fibromialgia) que por sua vez deveriam ter intervenção física são ocasionadas em consequência ao estado emocional do paciente (depressão).

Busque tratamentos tradicionais e caso não se sinta segura, procure auxílio alternativo como o da Naturologia, por exemplo.

Existe também tratamento por meio de sensores. Este método apura a avaliação do sistema nervoso central, tornando possível a descoberta do ponto principal em que a depressão está atuando.

O que você não pode deixar que aconteça é a permanência constante destes sintomas. São problemas graves e podem levar a pessoa a casos extremos, começam com estágios leves e com o passar do tempo, sem o tratamento ideal, vão agravando o elevando os graus gerando riscos e pondo a pessoa em risco sua saúde mental e corporal.

Para entender melhor sobre a relação da Fibromialgia com a Psicologia leia o artigo  doença leia o artigo Como a Psicologia pode ajudar a tratar sintomas da Fibromialgia ou entre em contato com a Clínica Vertebrata.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • O que é a Fibromialgia, suas causas, sintomas e tratamentosO que é a Fibromialgia, suas causas, sintomas e tratamentos A Fibromialgia é uma doença complexa que causa dor muscular e fadiga, entre outros sintomas. Saiba como prevenir e tratar. Atualmente sabe-se que a Fibromialgia é uma forma de […]
  • Fevereiro Roxo e Laranja: fibromialgiaFevereiro Roxo e Laranja: fibromialgia Ao se instalar, esse endométrio inflama os nervos da região, causando dor lombar. E é aí, que as mulheres acreditam ter problema relacionado
  • Fibromialgia causa dor nas costas?Fibromialgia causa dor nas costas? A fibromialgia é uma patologia reumática de condição dolorosa, crônica e generalizada. É considerada uma síndrome por englobar diversas manifestações clínicas como dor, cansaço, […]
  • O que você deve saber sobre fibromialgiaO que você deve saber sobre fibromialgia As causas da fibromialgia ainda não são totalmente definidas. Apesar de ter sintomas bem conhecidos, a fibromialgia ainda é um desafio para a medicina pela dificuldade em determinar a […]
  • Cuidados com a coluna nas tarefas domésticasCuidados com a coluna nas tarefas domésticas Tão importante quanto a nossa postura durante o expediente de trabalho, é a postura para a realização das tarefas domésticas, que costumam ser tão repetitivas quanto. Especialmente, para […]
  • Como prevenir a dor no nervo ciáticoComo prevenir a dor no nervo ciático Quem sofre com dor no nervo ciático conhece bem os desconfortos relacionados a ela. Entre os vários desconfortos causados pela inflamação do nervo ciático, os principais são sensação de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *