Dicas para evitar lesões na coluna devido ao uso do smartphone

4 de novembro de 2016 | sem comentário | Categoria(s): coluna cervical, coluna lombar, coluna vertebral

Posturas inadequadas e o intenso uso do celular podem representar um risco maior de desenvolver dor cervical, lesões nas mãos, pescoço e coluna e outras complicações.

O número de smartphones utilizados no Brasil aumenta a cada dia e já superou a marca de 168 milhões em 2016, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, e até 2018, a tendência é que esse número chegue aos 236 milhões. Além de propiciar lazer e comunicação, esses aparelhos são utilizados, em larga escala, para educação e para os negócios, tornando-se indispensáveis para as atividades cotidianas da maioria das pessoas. Uso inadequado de celular pode causar lesões

O hábito de digitar e olhar constantemente para uma pequena tela tem provocado aumento na sensação de dor em músculos, ossos e tendões.

Um estudo publicado pelo jornal científico Surgical Technology International mostrou que ficar de olho na tela do smartphone pode causar sérios problemas.

Os hábitos de usuários assíduos de smartphones deu origem até mesmo a novos termos médicos, como o text neck, que se refere a dores na cabeça e no pescoço causadas pela posição errada para visualizar o celular.

Em posição ideal, com inclinação zero (orelhas alinhadas com os ombros), o peso transmitido ao pescoço é de aproximadamente 5 Kg, que é o peso médio da cabeça. À medida que a cabeça se inclina para a frente a força no pescoço sobe para 12kg a 15 graus, 18 kg a 30 graus, 22 kg a 45 graus, e 27 kg a 60 graus.

Segundo o Dr. Ailton Moraes, neurocirurgião especialista em coluna, responsável pela Clínica Vertebrata, “manter o pescoço flexionado para baixo por um longo período ou várias vezes durante o dia, aumenta o risco de artrose, degeneração de disco vertebral, dor de cabeça e até redução da capacidade pulmonar”.

Como os smartphones ainda vão fazer parte de nossas vidas por um bom tempo, hábitos ruins devem ser evitados para prevenir problemas mais sérios nas articulações, musculatura e coluna vertebral.

Por isso,  é fundamental que você conheça algumas das principais dicas para evitar lesões decorrentes do mau uso do smartphone:

Cuidados com dedos, mãos e pulsos ao digitar

1) Sempre que possível, procure escrever suas mensagens com o celular apoiado em uma superfície mais dura, ou então utilize uma mão para segurar o aparelho e outra para digitar. Evite  ao máximo digitar com a mesma mão que segura o aparelho.
2) Não use só os dedos polegares para digitar, pois isso pode ocasionar dores nas articulações desses dedos. Procure alternar entre, pelo menos, polegares e indicadores. Usuários que não estiverem atentos a essa alternância são sérios candidatos a problemas relacionados a músculos, tendões e articulações, como a mialgia, a artrite e a tendinite.

3) Procure deixar os pulsos relaxados e retos. Evite mantê-los tencionados por longos períodos de tempo enquanto segura o celular, seja para navegar na internet, seja para digitar. A tensão pode causar dores nos pulsos e na mão.

Cuidados com pescoço e postura ao olhar para a tela do celular

4) O hábito de ficar olhando para baixo o tempo todo ao telefone causa muitas dores no pescoço e nas costas. Cuidar da postura é essencial: Mantenha o telefone na altura dos olhos; Se o celular estiver mais baixo que a área de visão, mova apenas seus olhos para o aparelho e deixe o pescoço reto; Evite ao máximo permanecer muito tempo com a coluna e pescoço inclinados. (Saiba mais nesse post)

5) Tente não utilizar o telefone com o pescoço virado para o lado esquerdo ou direito do corpo. Sobretudo, evite atender ligações com o celular apoiado em um dos ombros.

Limite o tempo de uso do smartphone

6) O uso contínuo do smartphone faz com que o usuário mantenha-se na mesma posição por muito tempo, sem se dar conta que nem sempre é a mais adequada. Além disso, a fixação e/ou distração causada pela telinha do aparelho é tanta que até o ato de piscar muitas vezes é deixado de lado, e os prejuízos que esse descuido pode causar aos olhos podem ser irreparáveis. Por isso é tão importante fazer pausas frequentes no uso do smartphone, relaxar pescoço e coluna, e descansar os olhos. Esses pequenos cuidados trazem benefícios enormes!

A importância dos alongamentos para evitar lesões

7) Aproveitar as pausas para fazer alongamentos é uma maneira de maximizar as práticas de bom uso do celular. Relaxar e alongar desde a coluna, passando pelo pescoço, ombros, pulsos, mãos e dedos, algumas vezes ao longo do dia, dão mais disposição e evitam dores e inflamações.

Lembre-se que os hábitos relacionados aos smartphones são novos, bem como os prejuízos decorrentes de seu mau uso. Portanto, é preciso inovar em suas atitudes e comportamentos, para se adequar a essa nova realidade tecnológica e usufruir de todos os benefícios que ela traz de maneira saudável.

No entanto, se você já está com dores persistentes por causa do uso indevido do smartphone, é importante consultar um médico para saber como tratar e evitar problemas ainda piores.


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