Dor na coluna: O que fazer? Quando o remédio ou a injeção são indicados?

3 de novembro de 2017 | sem comentário | Categoria(s): Destaque, doenças da coluna, dores nas costas, tratamento dor nas costas, tratamento para coluna

Os níveis de dor e o médico indicarão o melhor tratamento, que pode ser fisioterapêutico, com remédios ou injeção para dor na coluna

Cada vez mais comum na vida dos brasileiros, a dor na coluna tem atingido pessoas de todas as faixas-etárias, e não só aquelas de idade avançada. Entre as suas causas, estão os problemas de postura, esforço repetitivo, tensões ou lesões musculares, movimentos bruscos ou ainda doenças em outras áreas do corpo que podem comprometer a região da coluna.

Diagnosticado o problema, o que fazer para aliviar a dor na coluna?

Inicialmente, são indicados os tratamentos convencionais de acordo com cada caso. A fisioterapia, por exemplo, oferece programas que ajudam a reduzir a compressão do disco vertebral sobre os nervos, fortalecendo os músculos e articulações que auxiliam na sustentação da coluna. Já os alongamentos fisioterapêuticos também ajudam a aliviar as dores com exercícios e aparelhos de ultrassom ou laser com efeitos antiinflamatórios. Nos casos de má postura são recomendados os alongamentos e exercícios que auxiliam a corrigir o problema.

A dúvida: “o que é bom para dor na coluna?” costuma surgir na hora do desconforto, mas, antes do tratamento, é importante que o médico saiba as causas da dor. O desalinhamento da coluna durante as atividades do dia a dia causa problemas musculares que só podem ser corrigidos com a ajuda de um profissional da saúde, que irá alinhar as curvaturas da coluna com exercícios específicos para a postura.

Remédio para dor na coluna

Seja na coluna vertebral, cervical ou na lombar, as dores nas costas prejudicam o rendimento e a vida social de quem sofre com esses sintomas. Quando as tentativas de tratamento convencional, como exercícios e fisioterapia não apresentam resultados, é chegada a hora da intervenção medicamentosa.

Os remédios para a dor na coluna devem ser impreterivelmente receitados por um médico, que saberá recomendar a melhor opção de acordo com o histórico e caso de cada paciente, levando em conta suas possíveis alergias, entre outros fatores pessoais. Seu objetivo é diminuir a inflamação e relaxar os músculos das costas aliviando a dor. Analgésicos, relaxantes musculares, antiinflamatórios e a combinação de ambos são os mais indicados.

remedio para dor na colunaInjeção para dor na coluna

Nos casos em que as dores na coluna atingem níveis extremos e a medicação, fisioterapia e exercícios não ofereceram alívio, medidas mais extremas como as injeções para alívio e bloqueio da dor devem ser tomadas sempre seguindo a recomendação médica. Trata-se de um último recurso como uma alternativa à cirurgia.

Assim como há diversas dores lombares, as injeções também são variadas e cada uma atinge um objetivo diferente. Além do alívio dos incômodos, as injeções também podem ser úteis para diagnosticar a fonte das dores na coluna. Entre elas, destaque para:

  • Injeção Epidural: de efeito rápido, essa infiltração adormece as raízes de alguns nervos específicos da coluna vertebral. A infiltração epidural de corticóides é usada para muitos tipos de dor lombar e dor na perna causadas pela inflamação do nervo ciático ou hérnia de disco. O objetivo da injeção epidural é aliviar a dor e, ás vezes, algumas infiltrações são suficientes.
  • Injeção de Faceta: este procedimento consiste em puncionar a articulação facetaria (ou pontos muito próximos da articulação) com uma agulha e aplicar medicações anestésicas e anti-inflamatórias no local. Se a dor cessar, o problema é realmente na faceta, mas se persistir, é o problema é no disco vertebral. O objetivo da infiltração facetaria é aliviar temporariamente os sintomas, mas em alguns casos, o alívio pode ser bastante duradouro.
  • Rizotomia facetária: indicada para as dores lombares e cervicais, esse procedimento minimamente invasivo é realizado sob anestesia local com uma cânula que atinge cuidadosamente os pontos responsáveis pela dor. Em seguida, é realizado uma lesão por radiofrequência desses ramos para que sua comunicação com o cérebro seja interrompida, evitando os sinais das dores e os estímulos dolorosos.
  • Bloqueio da raiz nervosa escolhida, da articulação facetária ou da articulação sacroilíaca: trata-se de um tipo especial de infiltração na coluna realizado pelo médico especialista em coluna para amenizar a dor neuropática causada por uma inflamação ou compressão nos nervos da coluna. O bloqueio do nervo é realizado mediante uma internação de um dia e dura apenas 20 minutos. Entre seus resultados, está a melhora completa da dor ou a melhora contínua (aos poucos). Em caso de ressurgimento da inflamação após poucos dias, a solução pode ser cirurgia na coluna.

Enfim, o que fazer para dor na coluna?

As causas das dores na coluna são variadas e o seu diagnóstico e tratamento só deve ser realizado com acompanhamento médico. Ainda que o problema pareça fácil de ser resolvido, a automedicação deve ser evitada, já que, ao contrário de ser um alívio imediato de alguns sintomas, ela pode trazer consequências mais graves do que se imagina.

O uso de medicamentos de forma incorreta pode agravar a doença, escondendo determinados sintomas, ou ajudando na resistência de microorganismos, comprometendo a eficácia do tratamento. A combinação incorreta também pode levar à dependência, reações alérgicas ou até a morte.

Por isso, é essencial que as dores na coluna sejam tratadas com acompanhamento médico adequado, que irá realizar a avaliação eficaz e indicar o melhor tratamento para o alívio e cura dos sintomas.

Acompanhe em nosso blog muito mais sobre doenças da coluna e o que fazer para se recuperar de dor na coluna.


Leia também


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz