Dor no nervo ciático pode ser sintoma de hérnia de disco

12 de fevereiro de 2014 | sem comentário | Categoria(s): Hérnia de disco, nervo ciático

Todos nós já ouvimos falar da dor no nervo ciático, ou pior, sofremos com essa dor. Em 90% dos casos, a dor no nervo ciático é sintoma de hérnia de disco.

Vamos conhecer um pouco mais sobre essa doença que assola grande parte dos brasileiros?

O que é o nervo ciático?

É o maior nervo do corpo humano, ele se inicia na região lombar, passando pelos glúteos, coxas, panturrilhas e terminando no pé. Ele controla a as articulações e os músculos dos membros inferiores.

Quais são os principais sintomas de dor no nervo ciático?

Além da dor na região, que pode se estender até a panturrilha, é comum sentir fraqueza, dormência e formigamento na perna. Caso você tenha algum desses sintomas, é necessário ir a um médico especialista para fazer exames e verificar se o ciático está inflamado.

Quais as causas da inflamação no ciático?

Dentre as causas, em 90% dos casos, a principal é a hérnia de disco. Principalmente após os 30 anos, a coluna vertebral começa a enfraquecer e os discos da coluna vertebral enfraquecem, chegando a produzir fissuras e traumas no discos vertebrais. É aí que o problema de hérnia surge e a dor no ciático começa a ser sentida.

Qual é o tratamento para o problema?

Na maioria dos casos de dor no nervo ciático, o controle não necessita de cirurgias invasivas. Exercícios físicos, fisioterapia, e antiinflamatórios, bem como demais tratamentos podem ajudar a resolver. A cirurgia é recomendada para casos muito avançados de problemas de hérnia de disco. A Clínica Vertebrata possui médico especialista em nervo ciático e hérnia de disco para fazer o diagnóstico e o tratamento de casos leves e graves.

Como prevenir a hérnia de disco?

A prevenção da hérnia de disco está ligada a um estilo de vida mais saudável. Confira alguns hábitos que podem ajudar a evitar este problema:

  • Mantenha a postura correta.
  • Não exagere no uso de salto alto.
  • Mantenha o peso sob controle.
  • Pratique exercícios físicos para fortalecer os músculos da região lombar.
  • Cuidado ao carregar peso, não pegue uma carga que não possa aguentar e sempre busque levantar peso com a postura correta.
  • Busque móveis ergonômicos para evitar a má postura.

Dor no nervo ciático deve ser tratada por medico especialista em coluna

Como já vimos, nem sempre o problema é no nervo ciático. Você pode estar com uma hérnia de disco. Em qualquer situação, se a dor não desaparecer em poucos dias, o indicado é procurar um médico especialista apto a identificar qual estrutura da coluna está causando o problema e definir o tratamento adequado para hérnia de disco ou para inflamação do nervo ciático.

Se você sente muita dor e gostaria de ouvir uma opinião de um médico especialista em nervo ciático e hernia de disco entre em contato com a Clínica Vertebrata.


Leia também


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz