Escoliose: o que é, causas e consequências para coluna

29 de abril de 2014 | 1 comentário | Categoria(s): Escoliose

Uma pessoa tem Escoliose na coluna quando esta é curvada para a esquerda ou para a direita.

A coluna vertebral vista por trás deve ser alinhada. Em pessoas com escoliose, ela possui uma curva, que pode ser simples para um dos lados (escoliose em C) ou dupla (escoliose em S).

escoliose

Conheça as causas da escoliose:

– Em 70% dos casos, é desconhecida;
– Pode ser neuromuscular, ou seja, causada por sequelas de doenças neurológicas, como a poliomielite ou paralisia cerebral;
– Pode ser de nascença, causada por uma má-formação;
– Pós-traumática, quando a pessoa sofre um acidente, por exemplo.

Ao contrário do que muita gente acredita, carregar bolsas e mochilas pesadas não é uma das causas de escoliose.

O diagnóstico é feito através de testes clínicos, raios-x ou ressonâncias magnéticas, para casos em que houver alterações neurológicas observadas na avaliação clínica. A avaliação postural também é fundamental para o diagnóstico de escoliose.

A curvatura anormal da coluna com escoliose pode prejudicar diversos órgãos do corpo, pois força as vértebras a realizarem uma rotação.

Se ela ocorre no tórax, por exemplo, a rotação pode resultar em protuberância da costela no lado oposto da curva. Em casos mais graves, pode até comprometer o pulmão e o coração. A torção também causa uma assimetria entre as orelhas, ombros, caixa torácica e pelve, o que pode prejudicar o equilíbrio do tronco da pessoa, fazendo-a caminhar inclinada para o lado.

Além de problemas estruturais e de equilíbrio, a escoliose na coluna gera dor na lombar ou no tórax, normalmente mais intensa nas posições sentada ou em pé. Falta de flexibilidade e rigidez também são relacionadas à escoliose. Para evitar essas complicações, é importante buscar o diagnóstico e o tratamento para a escoliose na coluna.


Leia também


Deixe um comentário

1 Comentário em "Escoliose: o que é, causas e consequências para coluna"

Notify of
avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
trackback

[…] Anteriormente , apresentamos as causas e as consequências que a escoliose  traz para a saúde. Agora, falaremos sobre o tratamento para escoliose – quando é indicado, como é feito e quais as opções. […]

wpDiscuz