Procedimentos e exames clínicos ajudam a diagnosticar problemas de coluna

14 de fevereiro de 2017 | 1 comentário | Categoria(s): tratamento dor nas costas, tratamento para coluna

Os problemas na coluna começam a acontecer muito antes de você sentir dor.

Apesar de ser mais comum esses problemas aparecerem com a idade, atitudes erradas durante toda vida influenciam e podem até mesmo acelerar esse processo.

Compreender o que acontece com seu corpo é importante, mas quando sentir dor, é imprescindível não tardar em consultar um médico especializado em medicina da coluna  e obter um diagnóstico clínico preciso.

medico da coluna

Consulta e exames físicos são os primeiros passos para um diagnóstico preciso de problemas na coluna

A medicina tem seus rituais e a consulta é um deles. Na verdade, a consulta é o ato médico básico. A consulta médica é um momento que merece ser bem aproveitado para que o paciente obtenha as informações que precisa e também para o médico avaliar o paciente e sua realidade. Mais do que isso, em caso de doença, é durante a consulta que se inicia o processo de recuperação.

Por isso, é importante que tanto médico como paciente se dediquem à troca de informações relevantes. Durante a consulta, o médico precisa obter maiores detalhes sobre o histórico de dor do paciente e doenças anteriores.

Através de um exame físico busca fazer avaliações da força muscular do paciente, o estado dos nervos, flexibilidade da coluna, para dessa forma, apurar a localização e o tamanho da lesão.

Histórico médico

O paciente descreve seus sintomas, explicando aspectos da dor, da rigidez e da função articular, quando e como os sintomas começaram e como mudaram com o tempo. O paciente deve também relatar como os sintomas afetam suas atividades na vida cotidiana e no trabalho. Ao lidar com problemas de dor o médico também precisa ter conhecimento de outras doenças do paciente, medicações usadas, experiências passadas com outros tratamentos, histórico familiar e hábitos gerais de estilo de vida (como ingestão de álcool, tabagismo, se pratica exercícios físicos, alimentação, etc.) e também sobre o que provoca ou agrava a dor e o que traz alívio.

Exame físico

O exame físico serve para avaliar a saúde geral do paciente, o estado musculoesquelético, a função nervosa, os reflexos e o estado das articulações problemáticas da coluna. O médico prestará atenção à força muscular, flexibilidade e capacidade do paciente de conduzir as atividades cotidianas, como andar, se curvar e se estender.

Um diagnóstico preciso é muito importante para orientar a escolha do tratamento e para ajudar no alívio da dor e do desconforto associados ao estado do paciente, mas os exames durante a consulta servem apenas para uma avaliação prévia.

Para investigar com maior profundidade a existência e a gravidade dos possíveis problemas na coluna, é inevitável que o médico solicite a realização de exames da coluna. Só dessa forma é possível fazer uma prescrição adequada do tratamento.

ressonancia magnetica da colunaRadiografias

A  radiografia é o primeiro exame solicitado e serve para ver se há lesão articular e em que grau. A radiografia pode mostrar perda de cartilagem, lesão óssea e a presença e localização de esporões e também para excluir outras causas de dor. Inversamente, uma radiografia feita durante os primeiros estágios da osteoartrite pode ainda não mostrar qualquer dano visível às articulações.

Por todos esses motivos, o histórico clínico e o exame físico são essenciais para chegar a um diagnóstico clínico preciso e para planejar o tratamento.

Outros exames também podem ser feitos para excluir doenças que podem estar causando os sintomas do paciente. ou identificar a presença de artrite com mais sofisticação que um raio-X:

Cintilografia óssea

A cintilografia óssea radioativa é usada para excluir a presença de inflamações, tumor, infecção ou pequena fratura através da injeção de um “rastreador” que se concentra em pontos do organismo onde o metabolismo está elevado ou há dano ósseo. Se algo suspeito for encontrado e como a cintilografia não distingue o que é tumor, infecção ou fratura, o próximo passo é fazer uma tomografia ou ressonância magnética.

Tomografia da coluna

Uma tomografia pode ser usada para mostrar melhor a adequação do canal espinhal e estruturas adjacentes. A tomografia também pode incluir uma mielografia, em que uma substância de contraste é injetada na coluna para mostrar estruturas como um disco proeminente ou osteófito, que possa estar pressionando a medula espinhal ou nervos.

ressonancia magnetica da coluna

Ressonância magnética da coluna

A ressonância magnética da coluna é um exame de imagem muito sofisticado que pode mostrar detalhes anatômicos da medula espinhal, das raízes nervosas, discos, ligamentos, tecidos adjacentes e espaços.

Os exames podem ser ajustados para mostrar diferentes tecidos, inclusive seu conteúdo líquido, o que é importante para determinar degenerações discais, infecções e tumores. O objetivo de todos os estudos diagnósticos é descobrir padrões ou confirmações entre os vários exames que apontem para um diagnóstico claro.

O fundamental é diagnosticar o problema que está causando dor e incapacitação no paciente e orientar o tratamento adequado, inclusive psicológico, físico, médico e/ou cirúrgico.

O diagnóstico é uma caça investigativa para causas e efeitos com o objetivo de obter um melhor tratamento para a coluna.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DA COLUNARESSONÂNCIA MAGNÉTICA DA COLUNA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DA COLUNATrata-se de um exame extremamente importante para identificar possíveis desvios ou patologias na coluna. É um exame indispensável, que muitas vezes, […]
  • Como é feito o exame de cintilografia?Como é feito o exame de cintilografia? É injetado uma quantidade muito pequena de um elemento... A cintilografia é um exame de imagem... a fim de diagnosticar, detectar ou acompanhar
  • O que é Reeducação Postural Global?O que é Reeducação Postural Global? Reeducação Postural Global: O que é e como pode ajudar no tratamento de dores na coluna Você já se perguntou sobre a Reeducação Postural Global (RPG) e como ela pode beneficiar o […]
  • Quem tem dor na coluna pode ir em parques de diversão?Quem tem dor na coluna pode ir em parques de diversão? Os parques de diversão são destinos populares para pessoas em busca de emoção e diversão. No entanto, para aqueles que sofrem de dor na coluna, pode surgir a dúvida se é seguro ou […]
  • Como Prevenir Dores Causadas pelo SedentarismoComo Prevenir Dores Causadas pelo Sedentarismo O Verdadeiro Vilão da Coluna: Como Prevenir Dores Causadas pelo Sedentarismo A coluna vertebral é uma parte crucial do nosso corpo, responsável por proporcionar suporte, mobilidade e […]
  • Jogar futebol afeta minha dor na coluna?Jogar futebol afeta minha dor na coluna? Quantos jogadores de futebol você conhece que já sofreram alguma lesão no campo? Muitos, né? Apesar de ser muito mais comum vermos jogadores de futebol sofrendo lesões no joelho, é […]

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *