Exercício físico diminui as dores nas costas e ajuda nos tratamentos de coluna

19 de setembro de 2012 | sem comentário | Categoria(s): dor na coluna, dores nas costas, tratamento dor nas costas, tratamento para coluna

Você sabia que os exercícios físicos são um ótimo tratamento para coluna?

Pesquisas revelam que aproximadamente 60 milhões de pessoas sofrem com dores nas costas no Brasil, sendo que um terço simplesmente não consulta um médico ou faz tratamento para coluna. As mulheres são maioria e representam 34% do total com o problema.

Mesmo com a descoberta precoce, o tratamento para coluna é deixado para um segundo plano, já que o problema não traz implicações imediatas à saúde. Infelizmente esse procedimento é o que acontece com a maioria dos pacientes, agravando ainda mais a situação.

tratamento para coluna

“Muitas pessoas acreditam que conviver com a dor é normal, faz parte do envelhecimento, e que aquilo tem que ficar, tem que persistir. E a gente busca justamente o contrário: primeiro orientar que não precisa. Existe alívio e controle . E tem como melhorar a qualidade de vida”, garante Fabíola Peixoto Minson, diretora da Sociedade para Estudo da Dor.

Exercício físico ajuda no tratamento para coluna e fortalece a musculatura

Essa foi à conclusão de uma equipe do Departamento de Cirurgia Ortopédica da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, após fazer uma análise minuciosa sobre o assunto, a recomendação dos pesquisadores é simples: fazer exercícios localizados de duas a três vezes por semana é o suficiente para dar um basta as dores na coluna, um dos principais motivos que levam o brasileiro a faltar no trabalho.

exercicios aerobicos para colunaConfira algumas dicas de exercícios para você ter uma coluna saudável livre de dores:

Exercícios aeróbicos: normalmente as atividades aeróbicas mais recomendadas são a caminhada na rua ou na esteira da academia, transport, hidroginástica, natação e bicicleta ergométrica.

Exercícios abdominais: fortalecer o abdômen é essencial para evitar problemas de coluna. Um abdômen forte deixa a coluna estável e menos suscetível a dores. Entretanto os exercícios com movimentos mais amplos podemm ser prejudiciais.

Exercícios de equilíbrio: são ótimos para a coluna pois melhoram a noção de posição dos membros para o cérebro, fortalece a musculatura profunda do corpo e melhora a estabilidade, beneficiando articulações, tendões e ligamentos.

Musculação: fortalecer a musculatura do core, abdômen, quadril e lombar é fundamental para a estabilidade da coluna. É importante evitar treinos com halteres e dar preferência para os exercícios nas máquinas, pois isso proporciona melhor execução dos movimentos.

 

 

 

 


Leia também


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz