Exercícios simples podem ajudar contra a dor nas costas

5 de março de 2014 | sem comentário | Categoria(s): dor no corpo, dores nas costas, tratamento dor nas costas

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as dores nas costas atingem 85% da população global.

Rotina agitada, sedentarismo, má postura e estresse são algumas das principais causas das dores nas costas, que pode causar lesões sérias na coluna se não tratado corretamente. A dor nas costas é um das queixas mais comuns dos brasileiros e na maioria das vezes ela pode solucionada com métodos terapêuticos simples como uma auto-massagem, por exemplo. Para aliviar as dores recorrentes da má postura, reserve dez minutos diários para exercitar a musculatura.

Confira algumas dicas importantes de como aliviar a dor nas costas:

  • Faça uma auto-massagem da nuca até os ombros
  • Mantenha-se ativo, mas faça movimentos suaves
  • Faça pequenos períodos de descanso
  • Pratique mais exercícios físicos
  • Mantenha a postura correta sempre
  • Use um relaxante muscular somente quando for necessário
  • Durma numa postura adequada
  • Use um travesseiro indicado para o seu problema
  • Faça alguns alongamentos musculares, esticando as costas

exercicios para dor nas costasMuitos exercícios contra dor nas costas podem ser feitos na sua própria cama, depois de acordar ou antes de dormir:

  • Deite de barriga para cima com os membros estendidos. Coloque a palma das mãos voltada para cima e apoie toda a coluna lombar no chão. Fique na posição durante cinco respirações seguidas.
  • Respire profundamente e, quando inspirar o ar, aumente mais a curvatura lombar, movimentando apenas o quadril para cima, sem perder o apoio do colchão. Expire o ar e apoie toda a região da coluna lombar. Faça os movimentos de forma lenta e ampla, para adquirir mais forma e mobilidade articular. Repita o exercício por cinco minutos. A mesma seqüência pode ser feita pela manhã, ao acordar, e à noite, antes de dormir.
  • Deite e segure um lençol com as duas mãos. Passe o lençol pela planta do pé e puxe até sentir o alongamento da parte de trás das pernas e joelhos. Respire sempre profundamente durante a execução do exercício.
  • Segure uma das pernas e flexione. Abrace esta perna de modo que o joelho se aproxime do peitoral. A outra perna deve permanecer estendida. Reveze os exercícios entre as duas pernas.

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