Fisioterapia ajuda no tratamento para hérnia de disco e diminui dores na coluna

25 de setembro de 2012 | 1 comentário | Categoria(s): dor na coluna, dores nas costas, Hérnia de disco, tratamento para coluna

Brasil é um dos países que mais busca tratamento para hérnia de disco.

A hérnia de disco é um problema que ocorre quando parte de um disco intervertebral sai da posição normal entre as vértebras e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna espinhal. Só no Brasil, em média, 5,4 milhões de pessoas sofrem com dores na coluna e problemas de hérnia de disco, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Como os sintomas podem ser diferentes, a maioria das pessoas que sofrem com dores na coluna e hérnia de disco acabam não dando muito importância, o que agrava ainda mais a situação.

tratamento para hernia de discoO tratamento da hérnia de disco pode ser feito de diferentes formas:

Quando a dor nas costas for forte e persistente ou se apresentar sinais de dormência, perda de movimento, fraqueza ou alterações de hábitos urinários e intestinais, é hora de procurar um médico especializado em hérnia de disco. Tratamentos podem ser feitos com:

  • Remédios analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia e repouso em momentos de crise
  • Fisioterapia, acupuntura, pilates e hidroterapia, para manutenção e evitar agravamentos
  • Injeção intramuscular ou diretamente na coluna vertebral de anti-inflamatórios e analgésicos
  • Cirurgia de hérnia de eisco que só é indicada em casos extremos, quando a doença resulta em incapacitação do paciente

Hérnia de disco – tratamentos não cirúrgicos

Em casos de crises de dor, o tratamento para hérnia de disco é feito com medicamentos ou injeções que podem ocorrer diretamente na área afetada proporcionando alívio imediato.

A fisioterapia é um dos tratamento para hérnia de disco que vem se mostrando eficaz,  fazendo com que o paciente possa sentir o alívio da dor já no início do tratamento, porém se for diagnosticada com maior gravidade, este alívio só virá após algumas sessões.

Outra opção de tratamento para hérnia de disco mais a longo prazo é a prática de exercícios físicos para fortalecer a musculatura do corpo sob a orientação de um instrutor.

Cirurgia para tratamento de hérnia de disco

Apenas em casos que os sintomas não desaparecerem em até seis semanas com tratamentos convencionais, a cirurgia de hérnia de disco é indicada. A intervenção cirúrgica, que hoje pode ser feita através de cirurgia minimamente invasiva, é feita a partir da localização dos pontos dolorosos em pacientes que apresentem alterações neurológicas, perda de força ou perda de movimento.

Se você sofre com dores nas costas e e precisa de tratamento para hérnia de disco, entre em contato agora mesmo com a Clínica Vertebrata de Porto Alegre.

Acompanhe em nosso blog tudo sobre hérnia de disco, tratamentos, sintomas e causas.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *