Hérnia de disco tem cura: descubra suas causas e tratamentos

19 de julho de 2016 | sem comentário | Categoria(s): Hérnia de disco

Cerca de 20% das pessoas que sofrem com dor nas costas apresentam hérnias de disco. O diagnóstico correto é fundamental para a eficácia do tratamento e cura.

Sabe aquela dor nas costas, que chega devagar, parecendo inofensiva e que você,  muitas vezes, não dá a devida atenção? Pois ela pode indicar a presença de um problema mais grave do que um simples mau jeito ou de uma noite mal dormida.

Essa é a realidade de 5,4 milhões de brasileiros, que, segundo o IBGE, convivem diariamente com os incômodos causados pelas tão temidas hérnias de disco. A hérnia de disco é um mal que vai além das dores na coluna, podendo irradiar para as pernas, e, dependendo da localização da hérnia, como na lombar, por exemplo, também afeta os braços. Quem sofre de hérnia de disco também pode apresentar dormência nos membros inferiores e superiores, dores noturnas e dificuldade de permanecer sentado, por conta da compressão dos nervos.

sintomas hernia de disco tratamento hernia de disco

As hérnias de disco ocorrem nas regiões cervical, lombar e torácica, mais freqüentemente nas duas primeiras, responsáveis por movimentos com maior amplitude.

Mas o que são e quais as causas das hérnias de disco?

Os discos são estruturas em formato de anel que têm como principal função permitir o movimento entre as vértebras, evitando o atrito entre elas. Com o uso repetitivo, ocorre deslocamento desses discos e pressão nas raízes dos nervos, causando as tão incômodas dores nas costas.

“O diagnóstico da hérnia de disco é feito por exames de imagem, mas quando o paciente relata dores freqüentes e um histórico familiar de problemas na coluna, as suspeitas, geralmente, são confirmadas”, explica Dr. Ailton Moraes.

Fatores de risco para o desenvolvimento de hérnia de disco

Apesar da hereditariedade e do desgaste dos discos por causa da idade, outros fatores também desencadeiam o surgimento das hérnias de disco, como fumo, sobrepeso, sedentarismo, levantamento de cargas muito pesadas e maus hábitos posturais.

Sintomas de Hérnia de disco

Em casos avançados, as dores podem ser intensas. Os principais sintomas da hérnia de disco são:

  • Dor nas costas, ombros, braços ou pernas, dependendo do local onde está a hérnia.
  • Sensações de formigamento e dormência
  • Fraqueza muscular.
  • Perda da sensibilidade.

Quais os tratamentos para cura da hérnia de disco

Existem várias abordagens para o tratar uma hérnia de disco. O primeiro tratamento é um período curto de repouso com medicamentos analgésicos, seguido por fisioterapia.

A fisioterapia tem como objetivo controlar os episódios de crise por meio de exercícios, alongamentos e outras técnicas que visam estabilizar as dores para que possa ser feito um trabalho de fortalecimento muscular posterior, e que vai diminuir a carga exercida sobre os discos da coluna vertebral.

Além da fisioterapia e da quiropraxia, que também busca diminuir a pressão na região do nervo, outros métodos são adotados e têm altos índices de sucesso, como as injeções de esteroides, que acabam diminuindo as indicações cirúrgicas.tratamento hernia de disco sintomas

“Por conta dos avançados métodos de tratamento das hérnias de disco, podemos controlar as dores com a administração de fármacos, e os novos hábitos de vida assumidos pelos pacientes garantem o fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna. Hoje em dia, apenas 10% dos casos de hérnia de disco têm indicação cirúrgica como tratamento”, completa Dr. Ailton.

Cuidar da sua saúde é essencial para conquistar uma boa qualidade de vida. Por isso, se você vem sentindo dores na coluna, procure o seu médico.

Para não deixar que as dores causadas pela hérnia de disco fiquem insuportáveis, quanto antes começar o tratamento, melhores serão os resultados.


Leia também


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz