Como é feito o diagnóstico e o tratamento da hiperlordose na coluna lombar

3 de setembro de 2014 | 3 comentários | Categoria(s): coluna lombar

A hiperlordose pode afetar pessoas de todas faixas etárias causando dor e prejudicando os movimentos do corpo.

Embora a coluna tenha curvas naturais, a hiperlordose é um problema que causa uma curvatura excessiva da coluna e afeta principalmente a coluna lombar, deixando a pessoa com a região das nádegas mais proeminente, como se estivesse ‘empinada’.

Há alguns fatores que contribuem para o surgimento da hiperlordose, são eles:

– Acondrosplasia – transtorno de crescimento ósseo de herança genética que pode causar uma espécie de nanismo;

– Discite – inflamação do espaço intervertebral dos discos;

– Hipercifose – curvatura acentuada na coluna deixa o indivíduo com os ombros projetados para frente e o dorso arredondado;

– Obesidade – o sobrepeso pode fazer com que a pessoa se incline para trás para tentar melhorar o equilíbrio;

– Osteoporose – distúrbio na densidade óssea que causa diminuição da altura do corpo vertebral devido a fraturas e compromete a integridade estrutural da coluna, podendo determinar um aumento da lordose natural;

– Espondilolistése – ocorre quando uma vértebra escorrega para frente em relação à outra, geralmente devido a um defeito congênito;

– Pacientes pós-redução exagerada de peso, geralmente após cirurgias para a obesidade.

hiperlordose na coluna

Diagnóstico da hiperlordose é feito em várias etapas

O diagnóstico, além de levar em consideração a pré-existência de fatores de risco como obesidade ou osteoporose, é feito a partir de um exame completo, que revela muito sobre a saúde e as condições físicas do paciente.

Entre as etapas de um exame físico, está a manipulação para determinar anormalidades na coluna através do toque; e o alcance do movimento para medir o grau de extensão que o paciente alcança em movimentos de flexão, extensão, curvatura lateral e rotação.

Deve ser feita também uma avaliação neurológica, que inclui análise de sintomas como dor, adormecimento, sensação nas extremidades e função motora, além de alterações nos órgãos como intestinos e bexiga. Para finalizar, um exame radiológico é obrigatório durante a realização do diagnóstico.

lordose tratamentoTratamento da hiperlordose pode variar de acordo com cada caso

Nem toda hiperlordose necessita de tratamento. Entretanto, nos casos em que a curva é rígida e é a origem de dor constante, é importante buscar avaliação médica. O tratamento não necessariamente será cirúrgico, podendo incluir medicamentos para aliviar a dor, fisioterapia para que o paciente desenvolva força e flexibilidade e aumente o alcance do movimento, coletes para controlar a evolução da curva e perda de peso. Em casos mais graves, a cirurgia pode ser indicada.

Se você notou alguma curvatura anormal em sua coluna e desconfia que possa estar com hiperlordose, procure um médico. Só ele poderá diagnosticá-lo com precisão e indicar o tratamento adequado.

 

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *