Lesão na coluna cervical leva jogador indiano à morte

24 de outubro de 2014 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral

Comemoração de gol causa grave lesão na medula espinhal e leva jogador à morte após 5 dias de internação na UTI

lesão na coluna de jogador de futebol

Recentemente, um fato esportivo chocou a mídia mundial, mas não foi devido ao resultado do jogo ou qualquer outra questão esportiva. Em um jogo entre Bethlehem Vengthlang FC e o Chanmari West, na Índia, o jogador Peter Biaksangzuala foi comemorar um dos gols dando uma pirueta dupla quando caiu de mau jeito, bateu a cabeça no gramado e sofreu lesões na medula espinhal.

Ao notarem que o companheiro não se mexia, os jogadores perceberam a gravidade da situação e pediram socorro médico. Levado a um hospital da região, foi diagnosticada uma gravíssima lesão na medula espinhal. Após cinco dias de internação na UTI, Peter não resistiu às complicações e veio a falecer.

A comemoração que causou a queda do indiano é comum entre jogadores de futebol. Váios jogadores costumam comemorar gols dessa forma, como o alemão Miroslav Klose, maior artilheiro da história das Copas do Mundo, o meia-atacante Lucas, do Paris Saint-Germain, e o volante Hernanes, da Inter de Milão.

Lesões na coluna vertebral ou  cervical podem ocorrer em esportes de contato, em uma queda ou choque da cabeça, como aconteceu com o jogador.

Essas lesões podem causar desde leves dores no pescoço chamadas de lesão em chicote até a paralisia total abaixo da lesão. No caso do jogador, várias complicações agravaram o quadro levando-o a morte.

Entenda um pouco o que é e como ocorrem as lesões na coluna vertebral.

O que é a lesão
Quando a medula espinhal é danificada como resultado de trauma, doença ou defeito congênito, ocorrem alterações na sensibilidade e na função motora.

Onde ocorre
A coluna cervical é uma estrutura móvel, localizada entre o crânio e o tórax. Protege a medula, ponto de partida dos nervos sensitivos e motores dos órgãos e membros do corpo.

Tipos de lesão
Quando mais próxima do cérebro, a lesão é chamada de alta. Se mais distante, é chamada de baixa. Quanto mais alta for a lesão, maior será a perda de sensibilidade e movimentos. Quanto mais baixa, mais sensibilidade e movimentos serão preservados.

Composição da coluna vertebral
A coluna vertebral é composta por 33 vértebras empilhadas umas sobre as outras que, juntamente com os músculos, exercem as funções de sustentação, equilíbrio e movimento. No centro das vértebras existe um orifício que forma o canal vertebral, cuja função é de abrigar e proteger a medula espinhal.

Funções da medula espinhal
A medula faz conexões entre o cérebro e o corpo, e dela saem os nervos espinhais, que conduzem impulsos nervosos sensitivos e motores. Os nervos espinhais são responsáveis pela inervação do tronco, braços, pernas e parte da cabeça. Eles se distribuem pelos músculos, pele, vísceras e também se relacionam com a temperatura, dor, pressão e tato. Isso explica o fato de sentirmos dor, calor, frio, andarmos e termos outros movimentos e sensações.

Fonte: Jornal Zero Hora


Leia também

  • Viagens longas causam problemas nas costas; veja como preveni-losViagens longas causam problemas nas costas; veja como preveni-los Por mais prazerosas que sejam, as viagens podem causar danos à saúde refletidos principalmente em dores nas costas. Longos trajetos podem causar sérias lesões na coluna. As festas de fim […]
  • Passar muito tempo sentado pode ocasionar lesões na colunaPassar muito tempo sentado pode ocasionar lesões na coluna Dores na coluna podem ser identificadas em quem passa muito tempo na posição sentadaÉ difícil que ao longo do dia, consigamos manter a mesma postura, principalmente para quem passa a […]
  • Principais lesões na coluna sofridas por um jogador de futebolPrincipais lesões na coluna sofridas por um jogador de futebol Embora os membros inferiores do corpo de jogadores de futebol sejam os mais atingidos, eles também sofrem lesões na coluna. Para entender melhor, é só observar a Copa do Mundo 2014. O […]
  • 3 cuidados com a coluna na quarentena3 cuidados com a coluna na quarentena A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) abalou o mundo em diversos aspectos e impôs mudanças drásticas nas nossas rotinas diárias.A principal delas é o isolamento social, que fez com […]
  • SINAIS DE INFLAMAÇÃO NA COLUNASINAIS DE INFLAMAÇÃO NA COLUNA SINAIS DE INFLAMAÇÃO NA COLUNADores na coluna podem surgir a partir de diversos fatores, como uma patologia, má postura ou até mesmo a realização errada de exercícios. Quando as […]
  • Posso ficar corcunda?Posso ficar corcunda? A resposta para a pergunta do título é: Sim! Mas, não se preocupe, que nós vamos falar sobre como prevenir e, se necessário, tratar essa doença, chamada de hipercifose. Ela consiste em um […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *