Mexa-se! Benefícios dos exercícios físicos para a coluna.

14 de agosto de 2013 | sem comentário | Categoria(s): dor na coluna, dor no corpo, tratamento dor nas costas

Entenda por que exercícios físicos fazem bem para a nossa coluna.

A nossa vida nem sempre permite que tenhamos tempo para bons hábitos como exercícios físicos ou que dediquemos cuidados à coluna. Na maioria das vezes, não nos damos conta de que nossa postura está errada. Não tomamos consciência de que, no futuro, possamos ter problemas sérios em decorrência à falta de disciplina postura do presente. Não reparamos que, quando caminhamos, sentamos, ou pilotamos uma moto, nossa postura pode estar totalmente comprometida.

Estatísticas afirmam que a cada dia que passa, estamos mais sedentários e acomodados em relação aos exercícios. O estresse do dia-a-dia toma conta de nossas horas e quando sobra aquele tempinho de folga, queremos mesmo é descansar.

Porém, se pudéssemos dedicar pelo menos uma hora para a academia, a exercícios, ou ainda para alongamentos que possam corrigir ou amenizar esta indisciplina vertebral, já seria um grande diferencial para melhorar a nossa qualidade de vida.

Um ótimo exercício para a coluna é a musculação. A musculação ajuda a fortalecer os músculos que estão próximos à coluna, aliviando a sobrecarga que ela costuma ter que aguentar diariamente. Além disso, uma pessoa que pratica musculação melhora naturalmente a postura. Com a musculação, sua coluna estará apta para carregar mais pesos.

Também há outras modalidades de esportes que auxiliam a melhora postural, como Pilates, Yoga etc. Vale a pena conferir qual é o mais adequado para você. O mais importante é exercitar-se! Depois de certo tempo, os exercícios farão parte da sua rotina diária, e você sentirá falta deles quando não puder praticá-los.

Caso já tenha problemas de coluna, é importante conversar com seu médico e buscar qual o exercício mais adequado. Ele fará uma análise mais especifica a respeito de sua postura, e indicará qual o treinamento mais adequando para você, evitando que prejudique a coluna ou agrave seu problema.

Se você está precisando de um médico e de um tratamento para a coluna entre em contato com a Clínica Vertebrata e nossos especialistas  irão avaliar e aconselhar a melhor receita para que sua vida possa seguir de forma confortável e sem dor.

 

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *