Nucleoplastia de disco

14 de setembro de 2016 | 1 comentário

Através da injeção de ondas de rádio a nucleoplastia é um tratamento que proporciona alívio rápido e duradouro, sem remédios.

Sam Maywood, M.D.

Se você for um dos aproximadamente 1 milhão e meio de americanos que receberão o diagnóstico de hérnia de disco este ano (também conhecida como “bico de papagaio” ou “pinçamento do nervo” da perna), a resposta poderá ser tão familiar como o seu rádio. Um novo tratamento promissor chamado de nucleoplastia de disco por radiofrequência utiliza ondas de rádio – a mesma energia que envia sinais para o rádio do seu carro – para dissolver suavemente pequenas porções indesejáveis de tecido do disco e aliviar a pressão que pode causar dor na parte inferior das costas e na parte superior das pernas.

A descompressão da nucleoplastia de disco recai na categoria “gerenciamento conservador”, muito semelhante aos medicamentos para dor, injeções epidurais de esteroides e fisioterapias. Embora se trate de cirurgia, eu digo aos meus pacientes que o procedimento é mais como tomar uma vacina ou injeção de esteroides, do que uma operação tradicional de coluna. Em alguns casos, a nucleoplastia é a resposta para um alívio rápido e durador – mas sem medicamentos ou uma cirurgia maior associada a outros métodos.

Para entender como funciona um disco herniado, pense no pneu de uma bicicleta com uma saliência. Com certeza, a saliência tornará mais difícil o andar da bicicleta. Quando uma saliência ou “hérnia” surgir no invólucro de um disco devido a uma lesão ou ao processo normal de envelhecimento, o resultado será uma dor forte. Isso acontece porque o disco está envolto por raízes nervosas sensíveis na coluna. Se a saliência for grande o suficiente para roçar nessas raízes nervosas, a dor pode se irradiar por toda a parte inferior das costas e parte superior das pernas. De modo muito semelhante ao pneu com uma saliência, que pode ser corrigido com a saída de um pouco de ar, um disco herniado pode ser tratado se for aliviada a pressão dentro do disco. Essa é a finalidade da descompressão da nucleoplastia de disco.

Como funciona a nucleoplastia de disco

O procedimento começa com um sedativo anestésico suave local (ou tópico). Com o paciente acordado, pequenas quantias de energia de ondas de rádio são liberadas no disco lesionado através de um dispositivo semelhante a um cateter que tem a espessura de uma agulha. A energia cria uma reação molecular que causa a dissolução de parte do tecido gelatinoso do interior do disco lesionado. Com a diminuição da pressão no interior do disco, a hérnia se retrai, a irritação nas raízes dos nervos nas proximidades se reduz, ocasionando um alívio da dor. Normalmente, todo o procedimento de injeção de ondas de rádio da nucleoplastia dura de 20 a 30 minutos e o paciente estará pronto para sair da clínica andando em cerca de uma hora.

Qual é a taxa de sucesso da nucleoplastia

De acordo com estudos clínicos, os resultados são iguais àqueles das cirurgias de disco tradicionais – porém, sem o trauma, o período longo de recuperação, o custo alto ou a maioria das complicações em potencial. Com base nesses estudos, aproximadamente quatro entre cinco pacientes de nucleoplastia obtiveram resultados satisfatórios, conforme mensurado pela avaliação de satisfação do paciente, redução na dor, ausência de uso de remédios narcóticos e retorno ao trabalho. A injeção de ondas de rádio da nucleoplastia mudou as vidas de dezenas dos meus pacientes para melhor. No geral, mais de 5.000 pessoas foram tratadas com nucleoplastia até agora. O procedimento é seguro, eficaz, aprovado pela Food and Drug Administration (Agência Administradora de Alimentos e Medicamentos dos EUA) e reconhecido pela American Medical Association (Associação Médica Americana) como um método qualificado para tratamento de hérnias de disco. Para saber se você é um candidato para nucleoplastia de disco, eu o aconselho a discutir sobre essa nova opção de tratamento com seu médico principal ou seu médico especialista da coluna.

Acompanhe em nosso blog mais sobre nucleoplastia de disco e outros assuntos.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


1 comentário

    Lindolfo Filho says:

    Boa noite! Fiz esse procedimento há 15 dias, estava sofrendo muito com 2 hérnias de disco,L4 e L5, desde maio do ano passado quando me travou a coluna, desde então vinha fazendo tratamento com medicação e fisioterapia, fiz infiltração na coluna em janeiro e mesmo assim sentia muitas dores na perna esquerda, então fiz a nucleoplastia. Estou me sentindo bem, apesar do pouco tempo da realização do procedimento, agora vou fazer fisioterapia e controlar o peso, para que não volte mais aquela dor horrível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *