O que é mais importante para aliviar a dor nas costas? Repouso ou exercício físico?

3 de agosto de 2016 | sem comentário | Categoria(s): dores nas costas, tratamento dor nas costas

O repouso é, normalmente, a orientação inicial para aliviar as dores nas costas nos tratamentos de  quadros clínicos de diferentes tipos de traumas.

Como aliviar a dor nas costasProblemas de dor na coluna normalmente têm um histórico semelhante que envolve atividades físicas e sobrecarga da coluna ao longo da vida. Excluindo casos de doenças da coluna decorrentes do envelhecimento natural do ser humano, na maioria das vezes, a causa principal da dor nas costas tem origem na má postura.

O primeiro passo é entender a origem do problema para definir como será o tratamento da dor nas costas.

Em casos menos graves o diagnóstico indica que repouso, calor local e, eventualmente, o uso de analgésicos e antiinflamatórios provocam melhora dos sintomas e aliviam as dores nas costas em dois ou três dias.

O repouso no leito é inevitável, especialmente se a dor for forte ocorre quando o paciente está de pé ou sentado. Para aliviar a tensão e a dor nas costas, coloque travesseiros sob a cabeça e entre os joelhos quando estiver deitado de lado, sob os joelhos quando estiver deitado de costas ou sob os quadris quando estiver deitado de bruços. Essas posições diminuem a pressão sobre as costas quando se está sentado ou de pé, especialmente sobre os discos, ligamentos e músculos.

O repouso prolongado costumava ser a base do tratamento para a dor lombar, mas isso mudou. Pesquisas científicas provaram que muito repouso é mais prejudicial que benéfico. O paciente deve fazer repouso intercalado com movimentos leves e fisioterapia.

Embora a posição deitada minimize a tensão e alivia a dor nas costas, principalmente na coluna lombar, o repouso prolongado pode causar outros problemas:

  • A musculatura perde o condicionamento e o tônus.
  • Podem surgir problemas gastrointestinais, como constipação.
  • Coágulos sanguíneos podem se desenvolver nas veias da pelve e das pernas, elevando o risco de embolia pulmonar (um grave distúrbio em que um coágulo sanguíneo, geralmente deslocado de uma veia da pelve ou da perna, obstrui uma artéria pulmonar).
  • Pode ocorrer depressão e uma crescente sensação de fraqueza e indisposição – um fenômeno comum em pessoas confinadas ao repouso no leito.

Sendo assim, é melhor restringir o repouso no leito durante o dia a poucas horas de cada vez, por não mais que dois ou três dias. É muito melhor ocupar-se de uma quantidade limitada de atividade física do que ficar deitado. Portanto, a dica é levantar-se regularmente e caminhar um pouco, o quanto puder.

Pesquisas demonstram que um retorno precoce ao trabalho, com certas restrições ou tarefas leves, se necessário, é preferível do que ficar em casa sem trabalhar por um período prolongado.

como aliviar dor nas costas

Para aliviar a dor nas costas levante-se e mantenha-se em movimento

Quanto mais cedo o convalescente puder se levantar e movimentar-se, mais rápida será a recuperação. Uma terapia de exercícios físicos pode ajudar no processo de recuperação durante um episódio agudo de dor nas costas, prevenir a repetição das crises e melhorar as funções cotidianas mesmo na presença de dor crônica nas costas.

O desenvolvimento de um programa de exercícios sob supervisão especializada possibilitará o desenvolvimento de músculos fortes e flexíveis menos propensos a lesões. Qualquer programa de exercícios deve ser personalizado para satisfazer necessidades individuais e começar gradativamente após duas semanas do início dos sintomas ou quando ocorrer uma melhora razoável.

Mas isso é assunto para o próximo post sobre como tratar da coluna com exercícios físicos e fortalecimento muscular. 

 

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *