Osteoporose, doença que atinge mais mulheres do que homens, vai crescer 32% até 2050

5 de novembro de 2014 | 1 comentário | Categoria(s): Osteoporose

No mês passado foi celebrada uma data importante para a medicina, o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose (20/10).

A Osteoporose é uma doença que atinge uma em cada três mulheres e um em cada oito homens no mundo acima dos 50 anos.  No Brasil, afeta 20 milhões de pessoas.

Osteoporose em mulheresA osteoporose só por si, não tem importância clínica, porque não se sente e também não provoca qualquer outro sinal e/ou sintoma. O que importa são as suas complicações, ou seja, as fraturas.

A osteoporose é uma doença crônica e comum que enfraquece e atinge todos os ossos do esqueleto que assim podem quebrar com facilidade. Contudo as fraturas osteoporóticas mais freqüentes são as que ocorrem no punho, no fêmur e na coluna dorsal e/ou lombar.

Devido ao enfraquecimento natural dos ossos, a Osteoporose atinge pessoas com mais idade, que normalmente têm maior dificuldade de locomoção e, por isso, é normal a incidência de quedas com fraturas.

Fraturas decorrentes da Osteoporose

A International Osteoporosis Foundation divulgou recentemente um estudo estimando que o número de fraturas no quadril em decorrência da doença deve crescer 32% até 2050 no Brasil. Esse crescimento está relacionado ao envelhecimento da população. No país, o número de pessoas com mais de 70 anos aumentará 380% até 2050 e representará 14% da população brasileira.

Diante deste quadro alarmante, é importante alertar a população para fazer testes de verificação, prevenção e controle da Osteoporose através de medicamentos, exercícios e de dieta.

Ao menor sinal, procure um médico especializado em Osteoporose.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *