Parecidas mas não iguais, entenda a diferença entre Artrite e Artrose

15 de dezembro de 2012 | 2 comentários | Categoria(s): artrite, artrose, dor no corpo

A artrite e a artrose tem causas e tratamentos diferentes e um diagnóstico errado pode acabar agravando a doença.

A artrite e artrose, são duas doenças reumatológicas que atingem as articulações e com sintomas muito parecidos, o que acaba gerando uma grande confusão entre as pessoas, julgando ambas a mesma doença.

A artrite caracteriza-se pela inflamação das articulações causando dor e limitação de movimentos. Pode acometer pessoas de qualquer idade mas é mais comum em adultos e idosos. É um dos principais distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Dependendo de como se manifesta, ela pode ser classificada como artrite degenerativa, artrite gotosa, artrite piogênica aguda, artrite psoriáca ou artrite reumatóide.

A artrose, também chamada de osteoartrite, osteoartrose ou artrite degenerativa, é uma artrite que ocorre por degeneração das cartilagens das articulações dos joelhos, coluna, quadril, mãos e dedos, causando dor, incapacidade progressiva, podendo levar à destruição da articulação e até deformidade.

diferenças entre artrose e artriteEssas diferenças e semelhanças entre a artrite e a artrose vão desde as causas até os sintomas e tratamentos. Entenda melhor:

Causas de Artrite

– fator genético
– idade
– traumatismo direto ou indireto
– má alimentação
– mau funcionamento dos rins e das glândulas supra renais
– falta de vitaminas D e C
– prisão de ventre prolongada

Causas da Artrose

– idade
– obesidade
– predisposição genética
– traumas nas articulações
– atividades desportivas de alto impacto
– deformidades ósseas
– uso constante de sapatos com salto alto
– carregar muito peso constante
– trabalho com movimentos repetitivos

Sintomas da Artrite e Artrose

Os sintomas da artrite e da artrose são parecidos, embora a artrite apresente mais sintomas específicos. Os sintomas são principalmente forte dor constante e recorrente nas regiões afetadas e rigidez no período da manha (ou depois de acordar).

Tratamento para Artrite e Artrose

A artrite não possui cura total, porém existem tratamentos que ajudam a aliviar a dor. Alguns dos tratamentos para aliviar e até mesmo evitar as dores da artrite são medicamentos como analgésicos, anti inflamatórios e mudanças no estilo de vida, evitando esforços físicos. A fisioterapia também pode ajudar o paciente com artrite. Através do tratamento fisioterapêutico a inflamação poderá diminuir e será mais fácil realizar os movimentos.

A artrose também não possui um cura total, mas tem tratamento com o uso de medicações para combater a dor e a inflamação, associados a medidas de suporte como fisioterapia, exercícios terapêuticos, restrição de atividades de carga para a articulação afetada e a conscientização do paciente para fatores que pioram a artrose como aumento de peso, tabagismo, etilismo, uso de corticóides e atividades físicas de alto impacto. Quando a patologia evolui para um estágio incapacitante, pode ser necessário o procedimento cirúrgico como a artroscopia para remover ou reparar estruturas lesadas, efetuar a retirada de corpos livres ou tecidos anormais, com o objetivo de melhorar os sintomas e a função.

Prevenção da Artrite e da Artrose

A artrite, por ser na maioria dos casos uma doença genético, não possui uma prevenção, mas uma boa alimentação, com todas as vitaminas necessárias, alongamentos e beber bastante água podem ajudar a evitar ou a controlar a doença.

Já para prevenir a artrose, é importante se manter em forma, pois a obesidade pode causar a doença, fortalecer os músculos com exercícios físicos, não forçar demais as articulações evitando o sobre peso e evitar movimentos muito repetitivos.

o que é artrite o que é artrose causas, sintomas, diferenças

Foto do site G1

A artrite e a artrose são doenças sérias e que necessitam cuidados. Em caso de suspeita procure um médico.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


2 Comentários

    Gostaria de saber se meu caso é cirurgia porque a 4 meses estou sofrendo de fortes dores nas costas e nos dois joelhos por eu ter artrite e a artrose estou fazendo fisioterapia acupuntura e massagem e nada de melhorar

    Gostaria de saber se meu caso é cirurgia porque a 4 meses estou sofrendo de fortes dores nas costas e nos dois joelhos por eu ter artrite e a artrose estou fazendo fisioterapia acupuntura e massagem e nada de melhorar não consigo nem andar direito mais vou fazer 70 anos mas com tudo isso não me sinto velha gostaria de ter uma resposta dos dos desta clínica e saber o preço da consulta para eu poder ir até aí sem mais porém muito o meu obrigado e que Deus o abençoe a todos Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *