Participação em evento sobre cirurgia minimamente invasiva reforça pioneirismo da Clínica Vertebrata

5 de maio de 2016 | sem comentário | Categoria(s): coluna cervical, coluna lombar, coluna vertebral, dor na coluna, Hérnia de disco, tratamento dor nas costas, tratamento para coluna, tratamentos, vertebrata

Novas técnicas de cirurgia minimamente invasiva de coluna garantem uma maior qualidade de vida aos pacientes em Porto Alegre

Males considerados cotidianos como lombalgias, hérnias de disco e discopatia degenerativa, afetam, segundo o IBGE, mais de 90% da população adulta no Brasil. O desenvolvimento da medicina e dos estudos científicos acompanha o avanço dos recursos tecnológicos, que visam dar suporte aos médicos em diagnósticos mais precisos e promover melhores prognósticos para os pacientes.

Para atender a essa demanda crescente de tratamento, o aprimoramento de novas técnicas é essencial para garantir a melhor abordagem dos casos clínicos, e nesse contexto, as cirurgias minimamente invasivas de coluna vertebral despontam como um dos recursos mais precisos e modernos.

cirurgia_minimamente

Certificação em cirurgia minimamente invasiva de coluna

Os procedimentos minimamente invasivos de coluna vertebral vêm ganhando destaque no cenário cirúrgico nos últimos 20 anos pela eficiência e resultados que apresentam. Além de causar menos trauma ao organismo por reduzir a agressão aos tecidos, essa abordagem cirúrgica diminui o risco de fibrose e lesão muscular, e é feita sem ter que submeter os pacientes à anestesia geral. O procedimento, é feito com sedação local, o que reduz o tempo de exposição a infecções e ainda proporciona uma rápida recuperação ao paciente, devido à característica cirúrgica de invasão mínima.

Essa técnica é tão importante que o IRCARD (Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica), referência mundial em treinamentos médicos, conta com um curso destinado ao aprimoramento desse procedimento cirúrgico.

O IRCAD, fundado em 1994, tem três unidades em todo mundo: na França, Taiwan e na cidade de Barretos. Juntas, treinam anualmente milhares de cirurgiões, sendo que a unidade de Barretos é responsável por mais de 5.000 alunos formados por especialistas reconhecidos internacionalmente.

Desenvolvida graças ao esforço conjunto de cirurgiões, cientistas da computação e experts em tecnologia, que trabalham para o desenvolvimento de pesquisas e tratamentos de combate a doenças, a última edição do curso ocorreu entre os dias 30 de abril e 1º de maio, no IRCAD, em Barretos (SP).

Durante os treinamentos, foram realizadas dezenas de cirurgias minimamente invasivas da coluna vertebral, nas quais as incisões são de apenas 0,6 cm. Foram  realizadas  demonstrações  de  cirurgias  na  coluna  lombar e  torácica  com  vias  de  acesso  diferentes.  Esses  procedimentos são realizados com a ajuda de endoscópios que  permitem a visualização da área a ser operada com uma câmera, tecnologia que permite, inclusive, a transmissão da cirurgia em tempo real para outras  salas e até mesmo para outros países. Uma das técnicas mais utilizadas, a PELD (Percutaneous Endoscopic Lumbar Discectomy), apresenta resultados clínicos semelhantes aos da discectomia aberta convencional, porém com o benefício de uma ressecção precisa do fragmento herniado.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e de Coluna, da Academia Brasileira de Neurocirurgia, da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society, o Dr. Ailton Moraes, responsável pela Clínica Vertebrata, de Porto Alegre, esteve presente no evento que contou com a participação de mais 15 especialistas de toda a América do Sul, além do professor Dr. Thomas Lübbers, da Alemanha.

“Poder participar de um curso do IRCARD e aprender e trocar experiências com colegas de toda a América do Sul foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora”, destaca o Dr. Ailton.

A certificação IRCARD, concedida ao Dr. Ailton de Moraes, é mais um investimento da Clínica Vertebrata, referência em cirurgia minimamente invasiva da coluna em Porto Alegre, que vem se somar a outros esforços para oferecer os tratamentos mais modernos, garantindo o bem-estar e promovendo qualidade de vida aos seus pacientes.


Leia também


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz