Passar muito tempo sentado pode ocasionar lesões na coluna

23 de fevereiro de 2015 | sem comentário | Categoria(s): dor na coluna, dor no corpo, dores nas costas

Dores na coluna podem ser identificadas em quem passa muito tempo na posição sentada

Dor na coluna

É difícil que ao longo do dia, consigamos manter a mesma postura, principalmente para quem passa a maior parte do tempo sentado.  Com o passar das horas e os afazeres, vamos nos curvando em posições que facilitam o aparecimento de dores pelo corpo. E isso ocorre quase que corriqueiramente, com quem está sempre em frente ao computador.

Ao passarmos boa parte do dia sentados e sedentários, a musculatura responsável em estabilizar nossa coluna, principalmente os músculos do abdômen e a musculatura da região lombar, passam a ficar mais relaxados e enfraquecidos, aumentando ainda mais as pressões em excesso sobre a coluna, fato que facilita a ocorrência de dor. Sem mencionar ainda, o fato de que gastamos menos energia, colaborando com o acúmulo de peso e, consequentemente, outros problemas de saúde.

Como uma forma de evitar e prevenir os possíveis problemas acarretados por quem não se movimenta e não mantêm uma postura adequada durante o dia, a saída pode ser alterar as posições ao longo do dia, procurando manter o corpo em movimento.

Para quem passa horas sentado, vale deixar um lembrete ou um alarme no celular, para avisá-lo que está na hora de levantar ou mudar de posição. E ainda, se possível, caminhe um pouco e beba água.

Se precisar falar ao telefone, fique em pé. Ao invés de se comunicar somente por telefone com o pessoal do trabalho, procure ir até a mesa deles. Se for passar muito tempo dentro do carro, faça paradas, caminhe. Alterne a direção com outras pessoas, mude um pouco a posição do acento.

Caso as dores persistam, busque sempre auxílio médico especializado, para que o incômodo seja solucionado o quanto antes, evitando assim que outros possíveis problemas de saúde possam se desenvolver.


Leia também


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz