Peso excessivo na mochila pode causar problemas de coluna nas crianças

21 de março de 2017 | sem comentário | Categoria(s): Escoliose, Hérnia de disco, hipercifose, hiperlordose, problemas de coluna em crianças

Estudantes que carregam peso excessivo na mochila durante o ano letivo têm a postura e a saúde da coluna prejudicada

O período de volta às aulas é cheio de novidades para os estudantes. Novos colegas, professores, mais disciplinas, mas também, mais livros e material escolar para carregar diariamente. É preciso ter cuidado com o peso excessivo na mochila, pois a longo prazo é prejudicial para a coluna das crianças e adolescentes ainda em fase de crescimento, podendo causar doenças como escoliose e hiperlordose.

Veja a seguir mais informações sobre os problemas que uma mochila pesada demais pode causar na coluna e dicas para aliviar e distribuir melhor o peso carregado pelos estudantes.

Por que o peso excessivo na mochila é prejudicial?

O limite de peso para ser carregado nas costas deve equivalente a 10% do total do seu peso. Quando este número é ultrapassado, a coluna passa a sentir os danos do esforço dos ossos em sustentar mais do que pode. Alguns sinais de peso excessivo na mochila podem ser identificados quando ela puxa o estudante para trás, levando-o a dobrar a coluna e fazer um arco com as costas. Essa posição pode comprimir a coluna vertebral, com as vértebras pressionando os discos entre elas.

problemas de coluna em criancas

Outro sinal é que se a criança ou o adolescente precisa se inclinar para frente ao caminhar com uma mochila, ela está muito pesada. Isso pode resultar em má postura constante e ombros cronicamente arredondados. Além disso, se o aluno necessita levantar a cabeça para enxergar onde está indo, provavelmente sofrerá com dores crônicas no pescoço e nervos comprimidos.

Problemas de coluna causados pelo peso excessivo na mochila

Inúmeras são as possibilidades de problemas causados pelo peso excessivo na mochila de crianças e adolescentes, principalmente por estarem ainda em fase de crescimento e desenvolvimento dos músculos e ossos da coluna.

Veja a seguir 5 complicações que o uso de uma mochila pesada pode causar à coluna:

1) Escoliose: Deformidade em curva da coluna vertebral para um dos lados e deixa um ombro mais alto que o outro. Isso pode acontecer em quem carrega a mochila em apenas um dos ombros. Os sintomas da escoliose são dores nas costas, braços e pernas.

2) Hiperlordose: O bumbum fica empinado porque há um aumento da curva que fica próxima à base da coluna. O principal sintoma da hiperlordose costuma ser principalmente dores nas pernas.

3) Hipercifose:  Aumento da curvatura no meio da costas, deixando ombros e pescoço inclinados para a frente e formando uma corcunda. Os sintomas da hipercifose são dores nas costas, braços e mãos.

4) Pinçamento do nervo: A coluna possui amortecedores entre uma vértebra e outra. A má postura ou movimentos bruscos podem fazer com ele saia do lugar e comprima a medula. O resultado é a dor aguda ao realizar um determinado movimento.

5) Hérnia de disco: Quando algum amortecedor (ou disco) sai do lugar por esforço e postura indevida, pode dar origem a uma hérnia de disco na coluna, limitando os movimentos.

O que fazer para aliviar o peso carregado na mochila

Se você quer evitar que os prejuízos à coluna devido ao peso excessivo na mochila afetem seu filho, é importante saber que é possível amenizar ou evitar que os problemas surjam com 5 soluções simples:

  • Opte por uma mochila que caiba o absolutamente necessário, pois se houver espaço sobrando, certamente o aluno levará peso extra.
  • A mochila ideal deve ter alças largas, acolchoadas e ajustáveis nos ombros .
  • Ajuste as alças de modo que a parte inferior da mochila, quando cheia, não fique a menos de quatro centímetros abaixo da cintura.
  • Pese a mochila, e se o resultado for maior que 10% do peso de quem a carrega, é preciso deixá-la mais leve.
  • É essencial carregar a mochila uma alça em cada ombro.

Leia também

  • Quais são as principais doenças na coluna?Quais são as principais doenças na coluna? A clínica ortopédica Vertebrata, vem há anos tratando seus pacientes para as mais diversas doenças existentes. Nós resolvemos listar algumas das principais doenças relacionadas a coluna […]
  • Hérnia de disco tem cura: descubra suas causas e tratamentosHérnia de disco tem cura: descubra suas causas e tratamentos Cerca de 20% das pessoas que sofrem com dor nas costas apresentam hérnias de disco. O diagnóstico correto é fundamental para a eficácia do tratamento e cura. Sabe aquela dor nas costas, […]
  • Conheça as principais doenças da colunaConheça as principais doenças da coluna Prolemas de saúde como dores nas costas derrubam qualquer pessoa. Conheça algumas principais doenças da coluna. Além da dor, problemas de coluna atrapalham muito as nossas atividades […]
  • Sintomas e tratamentos para hérnia de discoSintomas e tratamentos para hérnia de disco A hérnia de disco é uma das principais doenças da coluna. Saiba mais sobre as causas e sintomas da hérnia de disco. A hérnia de disco é um problema que acomete boa parte da população. […]
  • Previna-se das principais doenças na colunaPrevina-se das principais doenças na coluna A clínica ortopédica Vertebrata, vem há anos tratando seus pacientes para as mais diversas doenças na coluna existentes. Saiba quais são as principais doenças na coluna para você […]
  • Lordose: por dentro do problemaLordose: por dentro do problema Segundo o ministério da saúde, a hiperlordose atinge mais da metade da população brasileira, em todas as idades.Lordose é o nome que se dá à curvatura normal da coluna espinhal. […]

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz