Dores de cabeça frequentes podem estar associadas a problemas na coluna

16 de junho de 2015 | sem comentário | Categoria(s): coluna cervical, dor na coluna, dores nas costas

Dores provenientes da má postura podem ser mais sucessivas do que você imagina. Saiba porque problemas na coluna geralmente estão relacionados a causas de dores frequentes na cabeça.

É muito provável que não exista no mundo, alguém que nunca tenha sofrido de uma dor de cabeça. Segundo o International Headache Society (IHS), existem em torno de 150 tipos de cefaléia, mas o que poucos sabem é que a origem da dor, em muitos casos, pode estar na má postura.

As dores de cabeça tensionais podem ser confundidas com enxaqueca.

A cefaleia cervicogênica é uma dor de cabeça que surge por conta de uma alteração cervical que ocorre com frequência. As dores secundárias (cervicogênicas) ficam concentradas na parte da frente ou lateral e na região interna dos olhos. Por não saberem que o problema tem causas, sintomas e tratamentos específicos, muitas pessoas acabam sofrendo durante muito tempo.

dores nas costas

Causas da cefaléia cervicogênica

Inflamações nas articulações, problemas na coluna cervical e má postura são alguns problemas que podem desencadear a cefaléia cervicogênica, pois ocorre um excesso de tensão muscular nos ombros e pescoço, geralmente causados por situações de preocupação, ansiedade e estresse do dia a dia.

A causa real desses sintomas é o desalinhamento do músculo-esquelético, causando rigidez nos nervos cervicais, contraindo a musculatura na região do pescoço e desencadeando torcicolos, problemas posturais e dor na cabeça.

Quando não realizamos atividades físicas regularmente e conforme vamos envelhecendo, também tendemos a desenvolver problemas nas articulações, devido aos enrijecimentos gerados nos nervos discais.

Esta alteração pode ocasionar uma doença cervical, como hérnia de disco ou osteoartrose. E quando a dor de cabeça é consequência de problemas articulares, o mais indicado é procurar um especialista.

Sintomas da cefaléia cervicogênica

Os principais sinais e sintomas que aparecem devido a dor de cabeça por origem cervicogênica está na pressão sobre o pescoço que pode ser agravada conforme os movimentos, assim como pressão ou aperto, muitas vezes simulando a sensação de uma faixa ou capacete apertado em volta da cabeça. Sensibilidade crítica à luz e ao som, náuseas ou vômitos são alguns fatores que também estão ligados ao aparecimento da dor.

Problemas da coluna identificados cedo permitem recuperar mais rápido a qualidade de vida.

Fique atento aos sinais e procure um médico especialista da coluna para realizar um diagnóstico e prescrever o tratamento adequado.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *