Dicas de postura e exercícios para evitar problemas na coluna

23 de junho de 2014 | sem comentário | Categoria(s): dor na coluna, tratamento para coluna

Se você tem problemas na coluna sabe que, durante as crises de dor, movimentos aparentemente simples como se sentar e se inclinar podem causar muito desconforto. Se, pelo contrário, você possui a sorte de não se incluir neste grupo, fique atento: problemas na coluna podem se desenvolver com o tempo, e é sempre importante manter o cuidado com ela.

problemas na coluna

Por isso, separamos algumas dicas de exercícios, alongamentos e reeducação postural que ajudam a manter a coluna mais saudável.

– Se suas costas estiverem doendo, evite permanecer muito tempo sentado. Caso seja necessário se sentar, lembre-se de levantar a cada 20 minutos e se mexer um pouco.

– Ao sentar, use um encosto para as costas e apóie os pés de forma que os joelhos fiquem na mesma altura dos quadris ou levemente acima.

– Mantenha o tórax alinhado com a cintura e não se incline para frente quando estiver sentado.

– Se suas costas estiverem doendo, evite se inclinar da cintura para cima, o que aumenta a pressão no disco cervical e pode causar ainda mais dor.

Exercitar-se regularmente também é uma boa forma de prevenir problemas na coluna.

– À medida que o preparo físico e a flexibilidade aumentarem, as dores musculares vão diminuir. Lembre-se sempre que é natural o corpo ficar dolorido sempre que você aumentar a carga da atividade.

– Caminhadas aceleradas são um bom exercício para iniciantes. O ideal é começar com distâncias curtas e aumentar gradativamente a cada semana. Tenha como objetivo caminhar em média 3.2 km em 30 minutos. O normal é que você leve de três a cinco semanas para alcançar essa meta.

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– Se optar por bicicleta, seja normal ou ergométrica, ajuste a altura do selim, de maneira que não precise esticar a perna para pedalar. Ajuste a altura do guidom, para não precisar se inclinar muito para frente.

– Antes e depois de praticar qualquer exercício, procure se aquecer e se alongar. Caminhadas leves são uma boa maneira de aquecer/esfriar.
– Evite se sentar após atividade física intensa.

 


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