Quais são os melhores alimentos para os ossos?

17 de setembro de 2013 | sem comentário | Categoria(s): Osteoporose

Nossos ossos precisam de bastante cálcio para se manterem fortes. Saiba quais são os alimentos que mais contém magnésio, zinco, cálcio dentre outros para manter nossos ossos mais saudáveis.

Sabe como fazer para fortalecer e tonificar seus ossos? A alimentação está diretamente relacionada com a saúde dos ossos. Basta alimentar-se corretamente para todas as carências, conservando e fortificando suas energias.

Certamente você já deve ter ouvido falar ou algum médico deve tê-lo aconselhado a consumir alimentos que sejam ricos em cálcio para suplementar as necessidades ósseas. Para quem não sabe, o cálcio é o nutriente fundamental para avigorar sua estrutura óssea. Sem o cálcio você enfraquecerá e terá sérias dificuldades em praticar suas atividades diárias.

Quantidades básicas de cálcio de acordo com a idade

Confira no quadro abaixo as quantidades básicas necessárias de cálcio para cada ser humano de acordo com sua idade.

0-6 meses210 miligramas / dia
7-12 meses270 mg / dia
1-3 anos500 mg / dia
4-8 anos800 miligramas / dia
9-18 anos1300 mg / dia
19-50 anos1.000 miligramas / dia
50 anos +1.200 mg / dia

 

Além do cálcio, outros nutrientes são importantes para manter a saúde dos nossos ossos. Confira alimentos que possuem esses nutrientes:

alimentos ricos em calcio para cobater osteoporoseAlimentos com cálcio

Todo e qualquer derivado do leite, como uma boa canecada de chocolate quente, vitamina de frutas feita com bastante leite, além do cálcio você ainda estará adquirindo várias vitaminas em decorrência do acompanhamento das frutas, queijo, brócolis e vegetais com o tom de verde escuro, amêndoas entre outros.

Alimentos com magnésio

Hum, em várias delícias podemos encontrar para alimentos com magnésio! O camarão, amêndoas, batata, vegetais, sementes, grãos integrais, algumas frutas como a banana e a uva-passa. Melhoram a qualidade funcional dos ossos.

Alimentos com manganês

Para os alimentos mais notáveis para esta categoria temos as nozes, arroz integral, chá-verde, aveia, abacaxi e amendoim para tornar os ossos mais resistentes.

Alimentos com zinco

Dentre os principais temos a carne vermelha, feijão branco, ostra, caranguejo, frango, grão integrais e castanha de caju entre outros alimentos que conduzem a apropriada formação dos ossos.

Procure dosar sua alimentação para que nada falte e nada seja consumido em excesso. Balanceie sua alimentação e procure informar-se, fazendo exames de rotina para acompanhar e melhorar sempre sua vida. Aproveite estas dicas!

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *