Quem tem dor nas costas pode praticar corrida?

27 de maio de 2014 | sem comentário | Categoria(s): dores nas costas, Exercícios para coluna, tratamento dor nas costas

A dor nas costas é uma das queixas mais comuns entre pessoas no mundo inteiro. Nos Estados Unidos, por exemplo, a dor lombar é a quinta razão mais comum para consultas médicas e nove em cada dez adultos têm dor nas costas em algum momento da vida.

dor nas costas e corrida

Por ser um esporte democrático, pois basta colocar um par de tênis e sair por aí, a corrida é escolhida por muita gente que deseja manter a forma ou a saúde. Entretanto, é também um esporte de alto impacto, o que pode causar ou aumentar a dor nas costas. Saiba como identificar quando é o momento de parar e prevenir este problema.

A dor nas costas geralmente não requer intervenção médica imediata. Geralmente, é uma inflamação que, especialmente na fase aguda, pode durar de duas semanas a três meses. Nesses casos, caminhadas leves, fortalecimento e corridas leves podem ser feitas.

Nos casos em que a dor nas costas é grave – quando é forte o suficiente para atrapalhar o sono, por exemplo – pode ser sinal de um problema médico sério. Incontinência intestinal ou da bexiga (dificuldade para fazer coco ou xixi), fraqueza progressiva nas pernas e outros sinais como febre inexplicável ou perda de peso também são indicadores de problemas graves de saúde. Nestes casos, interrompa qualquer tipo de esporte e procure um ortopedista.

Esporte pode ser tratamento para dor nas costas

dor nas costas e corrida

É interessante observar que fatores psicossociais, como estresse, podem ter relação com a dor nas costas, mais até que problemas estruturais revelados em exames médicos. Para estes casos, a corrida pode ser inclusive indicada como tratamento para a dor.

Os tratamentos mais comuns para a dor nas costas em atletas usam métodos não cirúrgicos. Eles incluem anti-inflamatórios, fisioterapia e exercícios de fortalecimento dos músculos. A musculação é importante porque ao fortalecer a musculatura abdominal, para vertebral e pélvica, a pressão da coluna é aliviada, prevenindo a dor nas costas. Além dos exercícios, o fisioterapeuta é essencial para auxiliar o paciente a desenvolver uma rotina de condicionamento e reabilitação, que inclui aquecimentos adequados antes do treino de corrida.

 


Leia também


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz