O que é a Fibromialgia, suas causas, sintomas e tratamentos

27 de março de 2013 | 3 comentários | Categoria(s): dor no corpo, dores nas costas, Fibromialgia

tratamentos fibromialgia sintomas e causas

A Fibromialgia é uma doença complexa que causa dor muscular e fadiga, entre outros sintomas. Saiba como prevenir e tratar.

Atualmente sabe-se que a Fibromialgia é uma forma de reumatismo associada à sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso. É uma síndrome que se manifesta com dor em todo corpo, principalmente na musculatura.

A Fibromialgia é muito mais frequente em mulheres do que em homens com histórico familiar. Fibromialgia pode acometer homens e até crianças, mas isso é bastante raro. Mais de 95% das pessoas que sofrem deste mal são mulheres, geralmente com idade superior a 20 anos. Também pessoas com doenças reumáticas, como artrite reumatoide ou lúpus eritematoso, têm maior probabilidade de Fibromialgia.

Causas da Fibromialgia

As causas da fibromialgia ainda não são bem definidas, mas existem vários fatores que estão frequentemente associados à doença. Dentre os principais fatores que podem causar a Fibromialgia estão os traumas físicos ou emocionais; anormalidades do sistema endócrino e do sistema nervoso autônomo; infecções bacterianas ou virais; fluxo sanguíneo anormal. O fator genético também influencia no desenvolvimento da Fibromialgia, o que pode indicar que algumas mutações genéticas podem causar a síndrome.

Além disso, distúrbios do sono, sedentarismo, ansiedade e depressão também podem estar ligados à Fibromialgia.

Alguns dos sintomas da Fibromialgia são:

– Dificuldade de concentração e de memorizar.
– Tontura
– Dores durante e após o exercício físico
– Períodos menstruais dolorosos
– Sensibilidade ao toque, à luz e ao som
– Rigidez muscular ao acordar ou depois de ficar por muito tempo na mesma posição

A Fibromialgia pode prejudicar a qualidade de vida e o desempenho profissional. É normal que pessoas com Fibromialgia muitas vezes despertem cansadas, mesmo que tenham dormido por longos períodos.  Além disso, pacientes com a doença têem “pontos sensíveis” no corpo, que são lugares específicos no pescoço, ombros, costas, braços, quadril e pernas. Esses pontos doem quando pressionados.

Como prevenir a Fibromialgia

Quem sofre de dores crônicas, como as da Fibromialgia, precisa incluir na alimentação mais fontes de proteína (ovos), ferro (carne), cálcio (leite) e vitaminas do complexo B (nozes, verduras, fígado). Os remédios tomados para combater a dor costumam dificultar a absorção desses nutrientes. A carência dessas substâncias pode estar relacionada ao aumento do desconforto.

A Fibromialgia ainda continua confundindo alguns profissionais médicos, quando existem tantos pacientes que se queixam de dor sem causa aparente. A falta de respostas é frustrante para as pessoas que sofrem de dor crônica, e lidar com os sintomas da Fibromialgia pode ser pior se cometemos certos erros.

Como não existem exames complementares que por si só confirmem o diagnóstico, a experiência clínica do profissional que avalia o paciente com Fibromialgia é fundamental para o sucesso do tratamento.

Tratamento para Fibromialgia

Atualmente, existem tratamentos que ajudam no controle dos sintomas, mas nenhum deles é considerado milagroso. Para tratar a Fibromialgia é importante investir em mudanças de estilo de vida, exercícios, terapias de relaxamento e ajuda psicológica. O tratamento é divido em várias direções. Uma delas é o controle da dor; outra é otimização do sono. Exercícios regulares e alongamentos ajudam. Também é importante uma re-educação alimentar, evitando-se álcool e cafeína.

Para saber mais sobre a Fibromialgia, suas causas, sintomas e tratamentos, acompanhe nosso blog.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • Depressão e Fibromialgia o que essas doenças tem em comum?Depressão e Fibromialgia o que essas doenças tem em comum? Muitas vezes algumas doenças podem ser a causa de outras. Entenda como a depressão e a fibromialgia se relacionam. Nosso corpo e nossa mente devem estar em harmonia constante para que […]
  • Fevereiro Roxo e Laranja: fibromialgiaFevereiro Roxo e Laranja: fibromialgia Ao se instalar, esse endométrio inflama os nervos da região, causando dor lombar. E é aí, que as mulheres acreditam ter problema relacionado
  • O que você deve saber sobre fibromialgiaO que você deve saber sobre fibromialgia As causas da fibromialgia ainda não são totalmente definidas. Apesar de ter sintomas bem conhecidos, a fibromialgia ainda é um desafio para a medicina pela dificuldade em determinar a […]
  • Fibromialgia causa dor nas costas?Fibromialgia causa dor nas costas? A fibromialgia é uma patologia reumática de condição dolorosa, crônica e generalizada. É considerada uma síndrome por englobar diversas manifestações clínicas como dor, cansaço, […]
  • Congresso da Sociedade Americana de Coluna reúne especialistas em BostonCongresso da Sociedade Americana de Coluna reúne especialistas em Boston Os temas mais atuais sobre tratamentos para a coluna serão o ponto alto do encontro anual da NASS 2016, que terá participação especial da Clínica Vertebrata. Conhecido por reunir os […]
  • Dores nas costas na gravidezDores nas costas na gravidez Um mal que afeta as mulheres - Dores nas costas na gravidezEm aproximadamente 80% das mulheres grávidas, as dores nas costas surgem de forma predominante. Não são totalmente conhecidas […]

3 Comentários

    ronaldo steker sadra says:

    ate aonde pode chegar essa dor tao intensa que doi 24h por dia e nada do que ja fis deu algum resultado,sinto que estou atrofiando cada vez mais e ja nao tenho nenhuma qualidade de vida nem espeqtativa.tenho insonia cronica tambem na qual eu tomo rivotril como agua ja nao aguento mais essa dor insuportavel na nuca e toda coluna e braços e pernas se voces puderem me ajudar de alguma forma ,pois trato com psiquiatra mais ,as vezes tenho inpressao que tem umas dus pessoa em cima de mim ,durmo ruim,acordo pior ainda me ajudem pois medicos ate hoje so falam que e isso mesmo que nao tem cura e mais nada ,posso chegar a ficar numa cama para sempre? porque sinto que piora a cada dia me ajudem por favor.

    Neli cambui says:

    Dores constantes,nos joelhos mãos em toda a carne .

    Maria Simone Rodrigues Peres says:

    Gostaria mesmo de saber se existe alguma novidade sobre medicamentos específico, pois estou muito mal, tem dias não consigo levantar da cama, nem mesmo exercício consigo fazer. São dores generalizadas, só queria encontrar um medicamento para aliviar minhas dores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *