Saiba mais sobre o tratamento para escoliose

3 de junho de 2014 | 2 comentários | Categoria(s): coluna lombar, Escoliose, Exercícios para coluna, tratamento para coluna

Anteriormente, apresentamos as causas e as consequências que a escoliose traz para a saúde de adultos. Agora, falaremos sobre o tratamento para escoliose, quando é indicado, como é feito e quais as opções.

tratamento escoliose clinica vertebrataO tratamento para escoliose depende da causa da doença, do tamanho e localização da curva, e, especialmente, da idade do paciente. Se a escoliose é em adolescente e a curva possui menos de 20 graus, por exemplo, o tratamento costuma ser dispensado, mas o paciente deve ter acompanhamento semestral.

Em curvaturas acima de 25/30 graus, ainda no caso de crianças ou adolescentes, o recomendado é a utilização de coletes que auxiliam a retardar a progressão da curva. Existem diversos tipos de coletes: o de Boston, de Wilmington, de Milwaukee e Charleston são os mais comuns.Cada um possui um formato único e há diferente modos de utilizar cada um, por isso é indispensável o acompanhamento e a orientação médica.

Como tratar a escoliose?

A fisioterapia é também uma das formas de tratamento para escoliose. A Reeducação Postural Global (R.P.G) é um método que costuma corrigir ou minimizar a escoliose, através da identificação da causa do problema. A técnica consiste em exercícios e posturas que têm como objetivo realinhar a coluna.

Em casos considerados muito graves, com curvas acima de 40/45 graus, a escoliose só é corrigida com cirurgia. Normalmente, 50% ou mais de correção é obtida com a intervenção cirúrgica. O procedimento costuma durar entre três e cinco horas, e o paciente permanece internado por em média quatro dias. As atividades do dia-a-dia, como frequentar a escola ou o trabalho, podem ser retomadas cerca de duas a quatro semanas após a cirurgia, mas esportes devem ser evitados por até seis meses.

Cuidar da postura também auxilia no tratamento da escoliose

Evitar sentar de mau jeito ou deitar num sofá sem cuidado são alguns cuidados importantes para evitar o agravamento da doença. A escoliose pode causar muita dor na coluna e no pescoço, além de contraturas musculares. Por isso, fique atento à sua postura. Para corrigir a postura, é importante fortalecer os músculos das costas e do abdômen.

Exercício para evitar a escoliose

A seguir, separamos uma dica de exercício simples para melhorar a postura, que pode ser realizado em casa ou até mesmo no trabalho:

– Encoste numa parede, mantendo os joelhos flexionados para que as costas estejam totalmente em contato com a parede
– Mantenha a cabeça encostada na parede, com o queixo paralelo ao chão
– Encoste na parede os braços dobrados na altura dos ombros com as mãos abertas apontando para cima, tendo o cuidado de não descolar a parte do meio das costas da parede, como na foto:

tratamento para escoliose postura

Fonte: Site Tua Saúde

Fique parado nesta posição por dois minutos, todos os dias. A cada semana, aumente um minuto, até completar cinco semanas.

Este simples exercício serve para ajudar a corrigir a escoliose, os desvios do pescoço, dos ombros e da coluna lombar. Também confere ótimos resultados estéticos, pois com a postura correta é possível aumentar o seio, diminuir a barriga e as gorduras localizadas e com o bom posicionamento do quadril, o bumbum fica até mais bonito.

Apesar do esforço feito durante este exercício, a dor não pode ocorrer em nenhum momento. Se este for o caso é porque a escoliose já está em grau avançado e você deve procurar um médico.

Para saber mais sobre escoliose e outras doenças, suas causas e tratamentos, acompanhe nosso blog.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *