Salto alto, saúde da coluna em baixa?

5 de setembro de 2013 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral, dor na coluna, tratamento dor nas costas, tratamento para coluna

A maneira de andar depende do salto do sapato que se usar. Sapatos de salto alto tiram a estabilidade do corpo ao mudar o centro de gravidade, pois tendem a mover a postura dos ombros para trás e a da cabeça, para frente.

Como resultado, isso muda a angulação da coluna, podendo causar alterações posturais e prejudicar o pescoço e a lombar. Além disso, quanto mais cedo começar o uso e quanto mais intenso este for, mais cedo e com maior intensidade aparecem os efeitos colaterais que podem ser percebidos fisicamente.

SALTO ALTO IDEAL: NEM ALTO, NEM BAIXO DEMAIS

Salto Alto - Dor na Coluna

O tamanho de salto alto ideal para manutenção da saúde física deve ficar entre 2 e 3 centímetros acima do piso, medida exata para cumprir sua função de redução do impacto físico a cada pisada. Deste modo, calçados rasteiros também não são recomendados, pois expõem o corpo ao impacto direto com o solo no momento da pisada.

 Fonte: https://www.freepik.com

CUIDADO COM OS PÉS, EVITE DORES NA COLUNA

O calçado ideal é aquele que veste seus pés, não o que seus pés precisam se adaptar para vestir, protegendo-os e evitando zonas de tensão e compressão. A dica dos especialistas é reduzir o tempo em cima do salto e variar os tipos de sapatos, priorizando evitar sair dos limites ideais de altura recomendados. Sua coluna sentirá a diferença!

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *