Sinais de que você deve procurar um médico da coluna

30 de setembro de 2014 | 1 comentário | Categoria(s): dor na coluna, dores nas costas, médico da coluna, tratamento dor nas costas, tratamento para coluna

medico da coluna medico especialista em coluna

A dor nas costas atinge boa parte da população, por isso, é importante conhecer os sinais que indicam a hora de procurar um médico da coluna.

É normal as pessoas sentirem dor nas costas de vez em quando. Na maior parte das vezes, a dor pode ser decorrente de excesso de atividade física ou simplesmente cansaço. Mas existem várias situações que um simples mau jeito já pode ser razão suficiente para você procurar um médico especialista em coluna.

Desconforto comum para muitas pessoas, principalmente em idade mais avançada, a dor nas costas muitas vezes some sozinha, mas é comum em várias outras vezes, ser mascarada com remédios.

Quando é hora de procurar um médico da coluna

O sinal mais claro de Dor nas costas indica que é hora de procurar médico da colunaque há algo errado é se a dor nas costas é persistente e muito forte, a ponto de acordar você durante a noite. Dor que irradia para a perna ou deixa uma sensação de dormência também pode significar algum problema na coluna mais grave. Se a dor é tanta que torna difícil caminhar, definitivamente é o momento de marcar uma consulta.

Quem sofreu algum acidente ou traumatismo, como uma queda ou uma torção muito brusca, deve procurar um médico da coluna para verificar se não houve lesão. Se você sofre de osteoporose, o risco é ainda maior, e a orientação de um médico especializado é essencial não apenas para tratar mas também para evitar a doença.

Finalmente, quem tem menos de 20 anos ou mais de 55 e sofre com muita dor nas costas deve procurar um médico da coluna para saber o que há de errado. Nestas idades, a dor pode estar associada a tumores, doenças reumáticas e infecções, e quanto mais cedo for diagnosticada, melhor.

medico especialista em coluna e dor nas costas

Qual médico que cuida da coluna?

As causas das dores nas costas podem ser várias e estão relacionadas ao estilo de vida moderna em que as pessoas são cada vez mais sedentárias o que influencia diretamente na postura. Postura errada é a principal causa de doenças da coluna vertebral. É importante estar atento às condições para procurar o médico especialista em coluna correto.

Médicos de diferentes especializações podem tratar da coluna, entre eles o ortopedista e o reumatologista.

Médico Ortopedista

O ortopedista cuida de problemas relacionados a ossos e traumas, como fraturas, torções e luxações, tumores ósseos, pé chato, osteoartrose e deformidades da coluna.

Médico Reumatologista

O reumatologista trata as doenças inflamatórias nas articulações, nos músculos, ossos, tendões e bursas.

Neurocirurgião

Em doenças mais graves que acometem o sistema nervoso central e periférico o mais indicado é procurar médico com especialização em neurocirurgia. A avaliação do neurocirurgião é importante para descartar a possibilidade de tratamento cirúrgico em doenças da coluna.

Dores aparecem a qualquer momento e algumas vezes desaparecem sozinhas. Mas em 40% dos casos, os pacientes têm dor crônica na coluna que pode durar mais de três meses.

Se a dor nas costas não melhorar após um mês, o interessante é buscar um médico especialista em coluna e obter o aconselhamento necessário.

Acompanhe em nosso blog muito mais informações sobre dor nas costas e males da coluna.


Leia também


Deixe um comentário

1 Comentário em "Sinais de que você deve procurar um médico da coluna"

Notify of
avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Nataline Silva dos Santos
Visitante

Minha filha de 10 anos fez uma ressonância aonde mostrou uma hipoplasia na articulação interapofisária em L5-S1 associada a foramedes da conjugação em L5 S1 e s1 e s2. O médico pediatra dela disse q ela precisa de uma cirurgia para amenizar as dores, pois um osso estaria em atrito com outro. Isso confere e que médico específico devo procurar um ortopedista ou neurocirurgião. ?

wpDiscuz