Tratamento não cirúrgico da Osteoartrite inclui repouso, perda de peso e medicamentos

1 de maio de 2017 | sem comentário | Categoria(s): Osteoartrite, tratamento dor nas costas, tratamento para coluna

A Osteoartrite pode ser tratada de diferentes formas com o objetivo de manter o bom funcionamento da articulação e reduzir a sobrecarga e a dor.

osteoartrite nas articulaçoesAs articulações do corpo humano são conexões naturais existentes entre dois ou mais ossos, responsáveis por muitos movimentos, como acontece nos joelhos, cotovelos, punhos, tornozelos, ombros, dentre outros.

Para evitar que as superfícies dos ossos entrem em contato direto e o atrito cause desgaste dos ossos, as articulações são revestidas por uma cartilagem que, junto com o líquido presente na articulação, impedem que esse atrito ocorra. Quando ocorre a destruição dessa cartilagem, a fricção entre os ossos causa irritação e inflamação na articulação, o que configura a Osteoartrite, também conhecida como “artrite degenerativa”. As articulações mais normalmente afetadas pela Osteoartrite são as das mãos, joelhos, quadril e coluna.

tratamento osteoartriteOsteoartrite na coluna

Embora a osteoartrite na coluna tenha tendência a ser crônica, os sintomas raramente são progressivos e dificilmente exigem a realização de cirurgia nas articulações espinhais doloridas. Por outro lado, pode ser necessária para certos pacientes com casos graves de artrite espinhal que leva à instabilidade da articulação (espondilolistese degenerativa). Muitas vezes, esses dois problemas ocorrem conjuntamente à medida que as articulações instáveis tendem a crescer com o tempo, acabando por criar uma estenose no canal espinhal.

Tratamento não cirúrgico da Osteoartrite

A Osteoartrite pode ser trada de diferentes formas com o objetivo de manter o bom funcionamento da articulação e reduzir a sobrecarga e a dor. Tratamentos convencionais podem incluir desde repouso, perda de peso, fisioterapia, aplicação de calor e frio, estimulações elétricas e ingestão de vitaminas e ingestão de analgésicos e anti-inflamatórios não esteróides.

remedios osteoartriteMedicamentos para Osteoartrite

Uma variedade de medicamentos é usada para controlar a dor associada à artrite da coluna vertebral. Dois fatores importantes que devem ser levados em consideração são o grau da dor do paciente e os efeitos colaterais potenciais da medicação.

Acetaminofeno

Para dor e desconforto moderados sem inflamação, o acetaminofeno (como Tylenol), de venda livre, pode ser suficiente como tratamento. Esse medicamento não reduz a inflamação, mas é um analgésico eficaz e tem menos probabilidade de causar problemas estomacais que os AINEs (anti-inflamatórios não esteroides) (como ibuprofeno ou aspirina), especialmente entre os idosos ou pessoas propensas a problemas estomacais. Por essas razões, o acetaminofeno costuma ser o medicamento inicial dado aos pacientes com osteoartrite.

Pessoas com doença hepática, que bebem muito álcool ou que tomam remédios para afinar o sangue ou AINEs, além daqueles que estejam tomando acetaminofeno por mais de 10 dias seguidos deveriam tomar acetaminofeno com cautela e somente sob orientação médica.

Cremes, géis e sprays analgésicos

Cremes, ou analgésicos tópicos, passados na pele sobre as articulações proporcionam alívio de dores artríticas leves. Estão disponíveis para venda livre e muitas vezes podem ser usados em conjunto com a medicação oral. Alguns exemplos são capsaicina (Zostrix), salicina, salicilato de metila e mentol. Analgésicos tópicos não devem ser usados com outros tratamentos de calor, pois a combinação pode provocar calor excessivo e até queimaduras.

Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)

Os AINEs são medicamentos usados para reduzir a dor e a inflamação nas articulações. Exemplos de AINEs de venda livre são aspirina, ibuprofeno e naproxeno. Às vezes, é possível usar AINEs por algum tempo e depois descontinuar pelos períodos de tempo sem sintomas recorrentes, diminuindo assim os riscos dos efeitos colaterais como transtornos estomacais, cólicas, diarreia, úlceras, sangramento, enfarte e AVC (em pacientes com pre-disposição). O risco desses e de outros efeitos colaterais aumenta nos idosos quando esses medicamentos são tomados em doses maiores e com uso prolongado.

Outros medicamentos para a Osteoartrite na coluna

Outros medicamentos também podem ser eficazes para um alívio adicional da Osteoartrite na coluna como infeções de cortisona e analgésicos narcóticos moderados. Principalmente em relação a estes medicamentos que são controlados mas também em relação a qualquer outro, sempre consulte um especialista antes de se automedicar.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *