Tratamento para cifose

25 de outubro de 2013 | 1 comentário | Categoria(s): hipercifose, tratamentos

Entenda o que é a cifose, quando isso se torna um problema e quais os melhores tratamentos.

A cifose é uma curvatura normal da coluna. Quando esse desvio da coluna se torna muito acentuado é o que chamamos de hipercifose, uma curvatura que gera a palavra conhecida como “corcunda”.
tratamento para cifose

Fonte: https://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_23/cap_269.html

Todos corremos riscos de termos problemas futuros, ou já iniciados de hipercifose, devido à má postura. Com toda agitação do nosso cotidiano, nem paramos para analisar como nos comportamos em relação à nossa postura. Não damos bola para algo que pode tornar-se sério. Sofremos as consequências desse descuido na velhice. É na terceira idade o momento em que mais se percebe os problemas ocasionados pela Cifose. Mas fique atento, ela pode surgir muito antes do que se pensa, como na adolescência e na fase adulta.

Há outros fatores além da má postura que acarretam o agravamento da Cifose como doenças degenerativas (artrite ou degeneração do disco), Osteoporose, algum tipo de trauma nesta região e até mesmo o encontro das vértebras.

Os sintomas mais comuns são: dificuldades para respirar, desconforto, dores que incomodam muito na região coluna, fadiga e coluna mais inclinada.

Tratamento para Hipercifose

O tratamento para a hipercifose, em alguns casos, é a cirurgia para a correção do desvio quando o surgimento é prematuro (adolescência ou fase adulta).

Existe tratamento com cintas para a correção quando esta não atinge inclinações maiores que 60 graus. Em alguns casos, o médico poderá transcrever medicações para amenizar o problema. A cirurgia é realizada quando a dor torna-se insistente e incômoda, a ponto de dificultar a realização de funções que até então pareciam normais.

Fique atento aos sintomas da cifose. Quanto mais cedo diagnosticado, muito mais tranquilo será o tratamento e a recuperação.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *