Vertebroplastia: cirurgia para fraturas na coluna causadas por osteoporose

13 de março de 2015 | 3 comentários | Categoria(s): cirurgia da coluna, coluna vertebral, Osteoporose

A vertebroplastia é uma cirurgia indicada para tratamento de fraturas na coluna vertebral causadas em decorrência da osteoporose.

Osteoporose é uma doença que ocorre durante o envelhecimento e causa a perda acelerada de massa óssea provacada pela diminuição da absorção de minerais e de cálcio. Afeta principalmente as mulheres que estão na fase pós-menopausa: três em cada quatro pacientes são do sexo feminino.

O tratamento da osteoporose é voltado para o fortalecimento dos ossos e pode ser realizado com o uso de medicamentos, prática regular de exercícios físicos e o aumento do consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D.

Cirurgia de fratura de vértebra causada pela osteoporose

Cirurgia de fraturas causadas pela osteoporose

Em situações graves, a melhor forma para fixar os fragmentos dos ossos é através de cirurgia.

A cirurgia para osteoporose chamada vertebroplastia é um procedimento minimamente invasivo para tratar fraturas na coluna vertebral e também pode ser usada em lesões relacionadas a certos tipos de tumores, melhorando a dor e a capacidade funcional dos pacientes.

A vertebroplastia é indicada para pessoas que sofreram uma fratura em decorrência da compressão óssea, pacientes que sofrem de osteoporose e neoplasias de coluna, para quem sofreu um trauma agudo e para pacientes que estão sofrendo de dor grave e incapacitante em decorrência da fratura, que não melhoraram com repouso, medicamentos, uso de coletes e fisioterapia.

Não podem fazer a vertebroplastia pacientes nas seguintes condições:

  • Gravidez
  • Distúrbios da coagulação sanguínea
  • Vértebra plana
  • Tumores osteoblásticos
  • Osteomielite.

Além da vertebroplastia, a cifoplastia é outra cirurgia indicada para tratamento de pacientes imobilizados devido à dor causada pelas fraturas por compressão de vértebra associada à osteoporose.

cirurgia para osteoporose cirurgia fratura vértebras

Como é feita a cirurgia para tratar a osteoporose

A vertebroplastia é uma técnica através da qual o cirurgião injeta cimento ósseo diretamente nas vértebras com fraturas com o uso da agulha. Essa agulha calibrosa (ou agulha cânula, mais longa e flexível) é injetada na vértebra faturada sob controles de raios X. O procedimento pode ser feito sem internação e com anestesia local, mesmo em pacientes bastante idosos.

Para reduzir o risco de infecção, é misturado antibiótico com o cimento acrílico (polimetilmetacrilato, ou PMMA) . Em questão de minutos o cimento seca e metaliza, deixando o osso mais firme.

Cuidados pós a cirurgia Vertebroplastia

Em geral são prescritos analgésicos por até dois dias após a realização da cirurgia. É importante dar continuidade ao tratamento da doença que causou a fratura e fazer controle periódico com um médico especialista em coluna. Através de radiografias, o médico controla o sucesso da cirurgia e a evolução da vértebra, sendo que a primeira é feita dentro de um mês.

Para saber mais sobre osteoporose, fraturas e cirurgias da coluna, acompanhe nosso blog.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • Osteoporose: predisposição para fraturas sériasOsteoporose: predisposição para fraturas sérias A osteoporose pode ser facilmente confundida, pois a dor pode ocorrer em qualquer parte do corpo. As dores podem iniciar nas costas, nas pernas, nos ombros e por aí vai... Pacientes […]
  • Veja como funciona a VertebroplastiaVeja como funciona a Vertebroplastia A Vertebroplastia é um procedimento médico realizado em casos de fratura em uma vértebra e consta na injeção de cimento ósseo na vértebra para aliviar as dores da fratura. Entenda como […]
  • Vertebroplastia e CifoplastiaVertebroplastia e Cifoplastia Vertebroplastia e Cifoplastia, saiba qual o melhor tratamento para fratura da coluna causada pela Osteoporose. A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos gradualmente, fazendo com […]
  • Hérnia de disco tem cura: descubra suas causas e tratamentosHérnia de disco tem cura: descubra suas causas e tratamentos Cerca de 20% das pessoas que sofrem com dor nas costas apresentam hérnia de disco. A cura começa com um diagnóstico correto para a eficácia do tratamento. Sabe aquela dor nas costas, que […]
  • Endoscopia da coluna: vantagens em tempos de COVID-19Endoscopia da coluna: vantagens em tempos de COVID-19 A pandemia da Covid-19 está transformando o comportamento das pessoas e o reflexo disso tem impactado até no cuidado com a saúde. Temos visto com frequência alertas de sociedades […]
  • teste testandoteste testando teste

3 Comentários

    matheus diego says:

    ola sou matheus
    tive uma fratura nao diagsnostica de L3
    apos 6 meses que descobri ja avia se tornado
    uma fratura compressiva em forma de cunha
    nesse caso eu fazer o procedimento sofro muita dor na regiao
    da fratura tenho 28 anos os medicos que consultei so recomendam
    fisoterapia mas nao tem muito efeito algico

      emarket says:

      Olá Matheus,
      Não podemos formar uma opinião sobre o seu caso com tão pouca informação. O mais adequado seria você nos enviar os seus exames de alguma forma (Sedex) acompanhado de um breve histórico do seu caso e forma de contato. Dentro do possível, retornaremos via telefone com uma opinião sobre sua situação.

        matheus diego says:

        Ola obrigado por responder
        se trata de fratura complessiva de L3 em forma de cunha
        mas ja é uma fratura comsolidada pois ja se passou 6 meses
        mais as dores sao muito severas a cifoplastia seria so para
        fraturas recente ou tambem seria indicado nesse caso vou enviar sim os exames e entrar em contato
        obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *