Yoga, tai chi e acupuntura são terapias que ajudam no combate às dores nas costas

1 de setembro de 2016 | 1 comentário | Categoria(s): dor na coluna

A dor nas costas afeta milhões de pessoas em todo o mundo que buscam por tratamentos e terapias para seus problemas.

Milhões de brasileiros sofrem de dor aguda nas costas e nas articulações. Quando isso acontece é normal as pessoas recorrerem a terapias complementares para ampliar os tratamentos médicos.

Fazer atividade física com moderação é muito recomendado para aliviar as dores nas costas de forma genérica. Diferentes terapias alternativas aliadas à prática de exercícios ajudam a descomprimir e fortalecer a coluna causando benefícios significativos em pacientes que sofrem de dor nas costas ou mesmo ajudando a prevenir diversos males na coluna.

Tratamentos complementares e alternativos são eficazes?

Estudos demonstram que algumas terapias alternativas, às vezes, ajudam a acelerar a recuperação de uma crise aguda de dor nas costas, principalmente se combinadas com um programa de exercícios físicos. A razão para a eficácia dessas abordagens não está completamente clara. Pode ser que terapias como a acupuntura, yoga e tai chi simplesmente ajudem a alongar e fortalecer os músculos, além de melhorar os movimentos, o que causa menor probabilidade de tirar a coluna do prumo. Isso, por si só, já seria uma razão suficiente para se dedicar a elas.

Para experimentar qualquer terapia complementar, é importante fazer sempre com um profissional habilitado e experiente.

A medicina tradicional chinesa é considerada uma medicina complementar ou alternativa na maior parte do mundo. E vem da medicina chinesa, algumas das principais terapias alternativas utilizadas por milhões de pessoas em todo mundo no combate a diferentes tipos de doenças.

Yoga

Existem muitas “escolas” de yoga e muitas variantes são oferecidas por diferentes instrutores. O que elas têm em comum é a prática de várias posições físicas (asanas), de técnicas respiratórias (pranayamas) e de um foco mental meditativo. Pesquisas descobriram que o yoga pode oferecer benefício para pessoas com problemas crônicos nas costas, se realizado com cuidado. Essa prática diminui a dor e a incapacitação e proporciona um alívio comparável aos exercícios convencionais de alongamento e fortalecimento das costas. Entretanto, a segurança é uma questão para os novos praticantes de yoga e para os que sofrem de dor nas costas ou outros distúrbios musculoesqueléticos.

yoga para dor nas costasAlgumas aulas de yoga são específicas para quem sofre de dores nas costas. Exceder-se na prática de yoga, porém, pode levar a lesões. Portanto não vá além dos seus limites. Alguns meses de prática devem indicar se o yoga ajuda ou não. No mínimo, pode ser uma atividade social prazerosa. Algumas academias de yoga oferecem aulas iniciais gratuitas para que você possa verificar se é uma atividade adequada.

Tai chi

Tai chi é uma antiga arte marcial chinesa que compreende movimentos giratórios lentos, deslocamentos do peso e respiração profunda. Designa-se a empregar e beneficiar todas as partes do corpo – não apenas o sistema musculoesquelético. Embora não haja amplos estudos do tai chi como tratamento específico para dor nas costas, seus benefícios para a saúde e bem-estar em geral já foram bem documentados, especialmente em idosos, com melhoras comprovadas de equilíbrio, tônus muscular, flexibilidade e densidade óssea. Como o yoga, o tai chi é uma atividade de baixo risco e pode ajudá-lo de várias formas, portanto sua prática é recomendada. É uma atividade social e relaxante, que pode ajudar a melhorar o ânimo de todos que vivem com dor crônica.
acupuntura para dor nas costas

Acupuntura

A acupuntura é uma das práticas alternativas de cura mais antigas e conhecidas. Pode ser usada para aliviar ou tratar muitos tipos de dor e disfunções físicas. Em uma sessão de acupuntura, agulhas extremamente finas, esterilizadas, às vezes eletrificadas por uma fonte de energia de baixa voltagem, são inseridas por períodos curtos em pontos precisos ao longo de uma complexa rede de vias, chamadas de meridianos ou linhas de energia, que circundam o corpo como as linhas de longitude e latitude do globo terrestre.

Em um estudo publicado em Archives of Internal Medicine em 2012, pesquisadores reuniram os resultados de 29 estudos que envolviam 18 mil participantes com dor nas costas e outros problemas musculoesqueléticos. Ao todo, a acupuntura aliviou a dor em cerca de 50%, o que é comparável ao alívio promovido a muitas pessoas por analgésicos.

Segundo a medicina chinesa, o desequilíbrio de nossas energias é que causa doenças. “O objetivo da acupuntura é justamente fazer voltar a harmonia, antes que o desequilíbrio desencadeie sintomas como dores lombares e enxaquecas”, explica o fisioterapeuta e acupunturista Marcos Vidal Pires Dourado.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


1 comentário

    Iracema Garcia says:

    Parabens! Sòmente quando vem o problema é o momento da necessidade da pesqiisa. Parabens, dados e dicas muito esclarecedoras. Maneira correta de se comportar e preservar seu corpo. Obrigada, deveria ter amado um pouco mais esse organismo que Deus nos deu.Bem como diz o velho ditado ” antes tarde do qud nunca”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *