Dor na parte inferior das costas: o que você precisa saber

14 de setembro de 2016 | 2 comentários

A dor na parte inferior das costas geralmente é descrita como uma dor repentina, aguda, persistente ou moderada, que é sentida abaixo da cintura.

Esse tipo de dor é muito comum e afeta a maioria das pessoas em algum momento de suas vidas. A dor na parte inferior das costas é mais comumente causada por esforço muscular associado a trabalho físico pesado, movimento forçado para erguer algo, curvar-se ou girar-se, em posições incomuns ou quando se permanece numa mesma posição por um longo período. Qualquer um desses movimentos pode exacerbar um transtorno existente nas costas ou desencadeá-lo.

Outras condições que podem causar dor na parte inferior das costas incluem:

  • estenose espinhal,
  • artrite (osteoartrite),
  • infecção da coluna vertebral (osteomielite),
  • tumores espinhais (benigno e maligno),
  • espondilolistese e fraturas das vértebras.

A dor na parte inferior das costas pode ser aguda ou crônica.

A dor aguda pode começar subitamente de foma intensa, durando menos de três meses. A dor crônica é persistente e de longa duração, algumas vezes com duração por toda a vida. Mesmo a dor crônica pode apresentar episódios de dor aguda. Outros sintomas incluem dor localizada em uma área específica da parte inferior das costas, dor generalizada e/ou dor que se irradia para baixo, nas nádegas e pernas. Algumas vezes a dor nas costas está acompanhada de sintomas neurológicos, tais como adormecimento, zumbido ou fraqueza. Sintomas neurológicos que necessitam de atenção médica imediata são disfunção do intestino ou da bexiga, fraqueza ou adormecimento na região da virilha ou das pernas, sintomas graves que não diminuem após alguns dias, ou dor que inibe a realização de atividades diárias.

Acompanhe em nosso blog mais sobre dores nas costas e outros assuntos.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *