Injeções de faceta

A injeção para bloqueio facetário tem funções diagnósticas e terapêuticas.

Injeção de facetaA injeção de faceta é uma combinação de anestésico ou entorpecente com um esteroide é injetada para ajudar a diminuir a dor nas costas.

As facetas articulares são pequenas articulações que ficam na parte de trás da coluna e conectam as vértebras dando estabilidade rotacional. Seja por desgaste articular (artrose facetaria) ou por estados inflamatórios as articulações facetarias podem causar dor lombar, torácica ou cervical. A dor aparece principalmente quando se movimenta a coluna para trás ou para os lados podendo irradiar para os membros. Geralmente essa dor melhora ao deitar e piora quando se está em movimento, em pé ou sentado.

Quando inflamadas, as articulações ficam irritadas ou inchadas, causando dor e outros sintomas desconfortáveis devido ao choque, ou o “beliscar” dos nervos que servem a faceta articular. Isso é chamado de síndrome da articulação facetaria.

Sintomas da síndrome facetaria

Os sintomas específicos dependem da localização da articulação afetada e os nervos que estão envolvidos. Quando atinge o pescoço ou coluna cervical pode causar dor localizada e/ou irradiar para o dorso, dores de cabeça, e também dificultar os movimentos da cabeça.
Se a articulação for na parte inferior das costas ou na coluna lombar, a dor pode ocorrer nas costas, irradiando para as nádegas e pernas, dificultando a movimentação do paciente.

Injeção de Faceta – Diagnóstico e Tratamento

A injeção para bloqueio facetário tem funções diagnóstica e terapêutica, pois para diagnosticar a origem da dor é realizado um bloqueio com anestésico. A injeção de faceta é uma combinação de anestésico ou entorpecente com um esteróide e é realizada com o paciente acordado e com anestesia local.

A injeção facetaria consiste em puncionar a articulação facetaria (ou pontos muito próximos da articulação) com uma agulha e aplicar medicações anestésicas e anti-inflamatórias no local. Se cessar a dor, o problema realmente é na faceta, porém se a dor persistir é sinal que o problema é no disco vertebral. O objetivo do procedimento é o alívio temporário dos sintomas, mas, em alguns casos, o alívio possa ser bastante duradouro.