Raio X da Coluna

raio-x-da-colunaA radiografia da coluna pode determinar deformidades degenerativas ou fraturas.

O raio X é um exame que detecta emissões eletromagnéticas que são impressas em chapas fotográficas (radiografias). O resultado traz uma análise das condições da área investigada, sejam órgãos internos ou ossos, ajudando a investigar formações internas do corpo e no tratamento de tumores e outras doenças.

O exame de Raio X da coluna, ou radiografia, como também é chamado, é usado para diagnosticar doenças que afetam as colunas vertebral, lombar, dorsal e vertical, seu conteúdo e suas estruturas próximas.

A radiografia da coluna permite fazer um diagnóstico breve de deformidades degenerativas ou fraturas, devido a rapidez do resultado e, por isso, geralmente é o primeiro exame utilizado.

O raio X da coluna é realizado para avaliar qualquer área da coluna.

A radiografia da coluna possibilita que o médico avalie mudanças ósseas, perda de cartilagem, danos ou lesões causadas por infecções, crescimentos ósseos anormais, osteoporose, artrite, origem de dores nas costas ou no pescoço, alterações causadas por artrose degenerativa, tumores, espondilose (fratura por stress das vértebras) e espondilolistese (deslizamento de um disco vertebral sobre outro).

Em casos de fraturas, o raio X ajuda a investigar o local exato e também a fazer o acompanhamento da solidificação do osso.

A radiografia da coluna também é muito útil na análise de anormalidades no alinhamento da coluna vertebral, como cifose, ou escoliose, ou anomalias congênitas.