Exames e Tratamentos da Coluna

A coluna é a parte principal do esqueleto, o suporte de todo o corpo, está localizada no interior da medula espinhal e tem a função de sustentar o corpo e oferecer a flexibilidade necessária para os movimentos. É composta de 33 vértebras: 7 cervicais (pescoço), 12 dorsais ou torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 ossos fundidos que formam o cóccix, a parte final da coluna. Entre uma vértebra e outra estão os discos invertebrais que atuam como amortecedores para que um osso não raspe no outro, além de possibilitar o espaçamento entre uma vértebra e outra.

É nessa região que ocorrem as dores na coluna, normalmente causadas pelo desgaste da estrutura óssea, sobrecarga, má postura e movimentos repetitivos. Os problemas da coluna vertebral atingem cerca de 80% das pessoas em alguma fase da vida.

Dor na Coluna, qual o tratamento?

A dor é um um alerta de que algo não vai bem com o organismo. As dores na coluna nem sempre refletem doenças graves ou que necessitam de maiores cuidados. Muitas vezes, as dores somem naturalmente, mas somente um diagnóstico médico correto é capaz de avaliar o problema e definir o tratamento.

A grande maioria das doenças da coluna são tratadas clinicamente através de medicação e exercícios de reabilitação.

Quando os exames são necessários para um diagnóstico da dor na coluna?

Quando se procura um médico para investigar problemas de coluna, uma das coisas que mais se espera é que este peça a realização de exames que permitam chegar com clareza a um diagnóstico. Mas de acordo com cada situação e por causa da grande variedade de opções, o profissional precisa escolher a dedo os exames que devem ser feitos e quando realmente precisam ser realizados.

Durante a consulta, o especialista coleta o histórico de dor do paciente e com um exame clínico busca avaliar a localização e o tamanho da lesão. Apesar de algumas avaliações da força muscular do paciente, o estado dos nervos, flexibilidade da coluna, é através da solicitação de exames da coluna que será possível fazer uma prescrição adequada do tratamento.

Exames são imprescindíveis para identificação de qualquer problema na coluna.

Tratamentos da Coluna

Para cada doença existe um tratamento específico para reduzir a dor e evitar o agravamento. Diversas são as possibilidades, entre elas os exercícios fisioterápicos, hidroterapia, RPG, pilates, acupuntura e outros.

Quando a dor não passa com tratamentos terapêuticos e medicação, existem diferentes tratamentos clínicos para as doenças da coluna. Acompanhe no menu ao lado os principais.