Como evitar dores de coluna durante a gravidez

13 de agosto de 2013 | sem comentário | Categoria(s): dor na coluna

Um dos maiores problemas das futuras mamães são as dores na coluna. Muito natural, afinal o corpo inteiro está passando por uma transformação devido a gravidez.

Durante o período de gestação, os seios aumentam, a barriga aumenta, as articulações afrouxam. Por causa disso, é normal aparecerem problemas de coluna que se não forem cuidados, podem durar até mesmo depois do término da gravidez.

Estudos apontam que 80% das gravidez apresentam dores nas costas. E estas dores nas costas são agravadas em mulheres sedentárias, que não possuem nenhum preparo muscular para suportar o peso do bebê. Confira algumas dicas para evitar as dores nas costas:

Deite corretamente
Ao deitar, fique de lado e ponha travesseiros entre os joelhos. Evite deitar de barriga para cima.

Sentar corretamente
Ao sentar as nádegas devem ficar bem ao fundo da cadeira e do sofá e os joelhos da perna devem fazer um ângulo de 90º. Caso trabalhe sentada, levante a cada meia-hora para dar uma caminhada.

Evite ficar muito tempo em pé
Devido ao peso extra, evite ficar muito tempo em pé durante a gravidez. Isso agrava as dores na coluna. Aliás, evite usar salto alto. A coluna já estará sobrecarregada com o peso da barriga, e usando salto o estrago será bem grande.

Cuide ao alcançar algo no chão
Casso precise pegar algo no chão, se agache e pegue. Isso mantém a coluna ereta. Não curve as costas.

Não erga objetos pesados
Não carrego pesos durante a gravidez. Peça ajuda para alguém. Carregar pesos é muito prejudicial para toda a gravidez.

Confira também em nosso site o artigo Dores nas Costas Durante a Gravidez

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *