DOENÇAS QUE A ELETROMIOGRAFIA CONSEGUE IDENTIFICAR
14 de outubro de 2022 | sem comentário | Categoria(s): Artigos, cirurgia da coluna, médico da coluna, tratamentos, vertebrata
Exame extremamente importante que ajuda a identificar diversas doenças, é indicado quando há suspeitas de problemas no sistema nervoso, da placa neuromuscular ou do músculo. Através dele é possível verificar algumas patologias dos nervos e também da coluna. É um estudo realizado por meio de pequenos choques que mostram o funcionamento do sistema nervoso periférico e os músculos, diagnosticando doenças neuromusculares e classificá-las de acordo com sua intensidade e origem. A eletromiografia consegue identificar:
Neuropatias: é um tipo de dor crônica que ocorre quando os nervos sensitivos estão machucados ou danificados, que ficam localizados no sistema nervoso central e/ou periférico.
Distrofias musculares: sua origem é genética e ocorre na ausência ou má formação de proteínas essenciais para o funcionamento da fisiologia da célula muscular, enfraquecendo cada vez mais a musculatura.
Miastenia gravis: é um problema que ocorre no sistema imunológico do organismo, onde o organismo produz anticorpos que atacam as conexões entre os nervos e os músculos, interferindo na transmissão do impulso nervoso na junção entre as estruturas.
Síndrome do túnel do carpo: a causa é desconhecida, ocorre uma compressão dolorosa do nervo mediano, quando este passa pelo túnel do carpo no pulso.
Esclerose lateral amiotrófica: doença que afeta de forma degenerativa, o sistema nervoso, ocasionando uma paralisa motora.
Síndrome de Guillain-Barré: o próprio sistema imunológico ataca parte do sistema nervoso, ou seja, os nervos que conectam o cérebro com o resto do corpo.
Não deixe de ir ao médico, não conviva com a dor. A Vertebrata realiza diversos tipos de exames para entender a causa das suas dores. Entre em contato conosco!