Insatisfação Pós-Operatória: Expectativas vs. Resultados

4 de setembro de 2024 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral, vertebrata

Mesmo após uma cirurgia de coluna bem-sucedida, a insatisfação pós-operatória pode surgir se as expectativas do paciente não forem correspondidas.

Um estudo da Dra. Jacquelyn S. Pennings revela que pacientes com expectativas pré-operatórias irrealisticamente altas são mais propensos a relatar insatisfação pós-operatória, independentemente das melhorias clínicas objetivas em dor ou incapacidade.

Esse fenômeno destaca a importância crítica de alinhar as expectativas do paciente com a realidade do tratamento, minimizando o risco de insatisfação pós-operatória.

Além disso, a depressão pré-operatória é um preditor significativo dessa insatisfação. Indicando que a preparação emocional e a gestão das expectativas são tão cruciais quanto o próprio procedimento cirúrgico.

Ao analisar casos de pacientes insatisfeitos, constatamos que expectativas excessivamente elevadas antes da cirurgia aumentam a probabilidade de descontentamento, mesmo quando ocorre uma melhora objetiva na dor ou incapacidade.

Essas descobertas, portanto, ressaltam a importância de uma abordagem integrada no cuidado ao paciente, em que a saúde mental e o alinhamento de expectativas desempenham papéis fundamentais na satisfação pós-operatória.

A comunicação clara e realista entre médicos e pacientes sobre os possíveis resultados e as limitações da cirurgia é essencial para evitar descontentamento. Este estudo será um dos temas abordados no NASS 2024, onde a Clínica Vertebrata estará à frente dessas discussões. A presença da Clínica Vertebrata no evento reafirma o compromisso em aprimorar continuamente o cuidado ao paciente.

Estamos, assim, constantemente em busca de inovações e práticas que melhorem a qualidade de vida, minimizando a insatisfação pós-operatória e garantindo que a experiência cirúrgica seja positiva.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também