Smartphone: Pode te causar “pescoço de texto”
12 de fevereiro de 2025 | sem comentário | Categoria(s): postura, tratamento dor nas costas
A postura inadequada é uma das principais causas de problemas na coluna, como instabilidades na cervical, artrose precoce e hérnia de disco. Com o aumento do uso de eletrônicos, os casos de “textneck” (pescoço de texto) se tornaram mais frequentes, gerando tensões na nuca e no pescoço devido à postura incorreta ao usar smartphones, tablets e notebooks.
Hoje, cerca de 180 milhões de brasileiros possuem smartphones e gastam mais de três horas diárias com esses dispositivos.
Além disso, dores de cabeça, dor cervical e desconforto atrás dos olhos são comuns. “O problema ocorre quando o pescoço fica inclinado para frente por longos períodos, resultando em dores intensas que podem se espalhar pela parte superior das costas até a cabeça”, afirma o especialista.
Com o tempo, o quadro pode piorar, causando inflamações e lesões que afetam a cabeça e as costas. A dor tende a se intensificar com o movimento do pescoço.
O tratamento inicial inclui repouso e mudanças de hábitos. No entanto, em casos mais graves, pode ser necessário o uso de medicamentos, fisioterapia, pilates e até cirurgia.
Além disso, o “pescoço de texto” pode causar artrose precoce e até hérnia de disco, uma lesão que, antes, afetava principalmente a região lombar, mas que agora também atinge a coluna cervical.
Como evitar esses danos?
Aqui estão algumas dicas para ajudar a melhorar a postura e reduzir as dores associadas ao uso excessivo de eletrônicos:
- Evite passar muitas horas utilizando o smartphone; limite o uso a cerca de uma hora e meia, dividida ao longo do dia.
- Mantenha o dispositivo na altura dos olhos para evitar curvar o pescoço.
- Pratique atividades físicas e alongamentos para fortalecer a musculatura e aliviar tensões.
- Se a tensão na região cervical estiver muito intensa, procure terapias como alongamento e acupuntura.
- Caso a dor persista por mais de 3 dias e não seja aliviada com analgésicos simples, busque orientação médica.
Não deixe a dor dominar seu dia a dia!
Se você tem sentido desconforto ou dor na coluna, conte com a Clínica Vertebrata